Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


A vocação da Igreja é ser missionária: iluminada por Deus, refletir sua luz
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 06/01/2016, Gaudium Press) – Hoje, dia 06 de janeiro, o Papa Francisco presidiu a Santa Missa na Basílica de São Pedro quando a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.

Em suas palavras proferidas na ocasião, Francisco reiterou que a Igreja não brilha com luz própria. Ela brilha com a luz de Cristo.

É por isso que, a exemplo dos Reis Magos, somos chamados “a sair dos nossos fechamentos, a sair de nós mesmos, para reconhecermos a luz esplendorosa que ilumina a nossa existência”.

EPIFANIA.jpgO Papa afirmou que “Cristo é a luz verdadeira, que ilumina e a Igreja, na medida em que permanece ancorada n’Ele, na medida em que se deixa iluminar por Ele, consegue iluminar a vida das pessoas e dos povos”.

É por isso também -recordou- que “os Santos Padres reconheciam, na Igreja, o «mysterium lunae»”, isto é, “é como a lua”, que não brilha com luz própria. Como cristãos, “temos necessidade desta luz, que vem do Alto, para corresponder coerentemente à vocação que recebemos”: “Anunciar o Evangelho de Cristo não é uma opção que podemos fazer entre muitas, nem é uma profissão”.

E, para a Igreja, “ser missionária equivale a exprimir a sua própria natureza: isto é, ser iluminada por Deus e refletir a sua luz. Este é o seu serviço. Não há outra estrada. A missão é a sua vocação: resplandecer a luz de Cristo é o seu serviço.
Quantas pessoas esperam de nós este serviço missionário, porque precisam de Cristo, precisam conhecer o rosto do Pai”.

Ainda em sua homilia, o Papa observou que hoje “há muitas pessoas que vivem com o “coração inquieto”, continuando a questionar-se sem encontrar respostas certas; existe a inquietude do Espírito Santo que se move nos corações. Também elas andam à procura da estrela que indica a estrada para Belém”:

ADORAÇÃO_REIS_MAGOS.png

Hoje a experiência dos Magos continua sendo uma lição, reiterou o Papa: “Somos chamados, sobretudo num tempo como o nosso, a procurar os sinais que Deus oferece, cientes de que se requer o nosso esforço para os decifrar e, assim, compreender a vontade divina”. “Somos desafiados a ir a Belém encontrar o Menino e sua Mãe. Sigamos a luz que Deus nos oferece, pequenina! (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

 

 
Comentários