Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Missionário descreve emotiva recepção do Menino Jesus em regiões distantes da Tailândia
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Mae Suay – Tailândia (Sexta-feira, 08-01-2016, Gaudium Press) O Padre Valerio Sala, Missionário do Instituto Pontifício para as Missões Estrangeiras (PIME), relatou à agência AsiaNews a chamativa recepção que os católicos da missão Mae Suay da Diocese de Chiang Mai na Tailândia dão ao menino Jesus durante suas visitas. Nesta região apartada e montanhosa, 29 povoados indígenas dependem das visitas esporádicas dos missionários para manter viva sua Fé.

A visita do Menino Jesus

“Estando só, trato de visitá-los todos pelo Natal, começando no início de dezembro”, relatou o sacerdote. “Este ano também foi o início do Ano Jubilar o qual é uma oportunidade para apresentar à comunidade o significado do Jubileu e as obras espirituais e corporais de misericórdia”. Desde dezembro até 02 de janeiro, o Padre Sala havia visitado 11 povoados, os quais alguns são habitados por poucas dezenas de pessoas e outros possuem algumas centenas de habitantes. “O ponto principal de cada visita é dar as boas vindas ao Menino Jesus em cada povoado”, comentou.

Missionário descreve emotiva recepção do Menino Jesus em regiões distantes da Tailândia 1.jpg

Certamente estas comunidades católicas apartadas dão suas calorosas boas vindas ao Menino Jesus: “As pessoas se reúnem fora do povoado e tocam instrumentos tradicionais (tambores, gongos e percussões tribais) e então entram em procissão à igreja”, relatou o missionário, que destacou o uso destes elementos ancestrais para o culto a Jesus Cristo. “Eles se converteram, mas tem se atraído com esses sinais e símbolos de sua cultura porque nossa doutrina não é negar-lhes tudo mas transformar tudo à luz do Evangelho”.

Aproveitando esta oportunidade, a procissão realizada com a imagem do Divino Menino é empregada para motivar aos fiéis a realizar um exame de consciência. Um catequista que fala a língua local Akha explica aos indígenas os 10 mandamentos com ajuda de um digrama, o qual possibilita que o sacerdote possa dedicar um tempo para escutar as confissões dos crentes e depois celebrar a Missa. “Ao final os fiéis cantam uma oração em frente ao Menino Jesus e o povoado é confiado à sua proteção. Depois da oração eles veneram o Menino Jesus osculando-o. O ósculo é muito importante em uma cultura como a Thai e a Akha onde os símbolos são sagrados”, explicou o missionário. “Oscular uma imagem não é simplesmente beijar qualquer imagem, é abraçar ao Senhor. É muito bom ver como estes símbolos aqui na Tailândia ainda tem o valor sagrado que perderam no Ocidente”.

Um ministério desafiante

O sacerdote também descreveu como celebrou duas Missas na festa do Natal as quais conseguiu congregar por volta de 300 pessoas provenientes de uma dezena de povoados na vizinhança. O ministério do sacerdote, limitado pela ausência de presbíteros nesta zona, é apoiado pelos catequistas que traduzem para Akha a pregação do sacerdote e os ensinamentos da igreja, o qual é particularmente útil para chegar aos anciãos.

Missionário descreve emotiva recepção do Menino Jesus em regiões distantes da Tailândia 2.jpg

O Padre Sala também comentou a dificuldade para fazer entender o conceito do jubileu da misericórdia: “Eles vem de uma religião na qual a vida está sujeita ao poder dos espíritos que devem ser apaziguados com sacrifícios e oferendas. Nos povoados não havia perdão e aceitação, somente a regra da sobrevivência”, explicou. “Estes conceitos chegaram com o Evangelho. Nas casas por exemplo a criança é útil não porque seja vista como uma plenitude da união do casal mas porque significa uma força de trabalho adicional e na família o vínculo emocional não ocorre da maneira como estamos acostumados. O conceito de um Deus que perdoa revolucionou a forma como eles vivem”.

“Estamos tratando de ajudar-lhes a entender que o Evangelho deve ser encarnado na vida diária e não relegado às poucas horas quando eu os visito ou celebramos juntos”, concluiu o Padre Sala. “Este é um conceito que é difícil de transmitir porque eles estão acostumados a rituais e a apaziguar os espíritos. O cristianismo, em seu lugar, é aceitar a Jesus em suas vidas e permitir-lhe mudá-las”. (GPE/EPC)

 
Comentários