Notícias


Notícias


Avança fase diocesana para a beatificação da Irmã Lúcia, vidente de Fátima
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Segunda-feira, 18-01-2016, Gaudium Press) No final de 2016 seria a data em que culminaria a fase diocesana do processo de beatificação da Irmã Lúcia de Jesus, a última dos três pastorinhos vidente das aparições de Fátima. Assim o fez saber recentemente a Irmã Angela Coelho, vice-postuladora da causa de beatificação, ao escritório de imprensa do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal.

Avança fase diocesana para a beatificação da Irmã Lúcia, vidente de Fátima 1.jpgCom isso, a conclusão da fase diocesana seria a preparação das celebrações do primeiro centenário das aparições marianas que se comemoram em 2017. Ainda que também está a espera do processo de canonização dos outros dois pastorinhos, Francisco e Jacinta, que poderia adiantar-se em Roma justo para os 100 anos das aparições.

“Não tenho certezas, mas estamos trabalhando neste sentido para que se reconheça a complexidade que envolve a história de vida de Lúcia”, precisou a vice-postuladora da causa, que ainda acrescentou que esta “é uma fase diocesana”, que por tal motivo uma decisão de Roma para sua beatificação, não estará resolvida antes do centenário.

Disse também que, como parte do processo, se está interrogando às testemunhas, “pessoas que a conheciam e com quem convivia”, e que ao terminar este ano a fase diocesana, o processo terá que ser traduzido para o italiano, como um requisito da Congregação para as Causas dos Santos.

“Há mais de 70.000 cartas recebidas e respondidas pela Irmã Lúcia desde a década de 80, procedentes de todas as partes do mundo e das mais variadas origens, desde cidadãos até os Papas, passando por Cardeais, embaixadores e outros”, acrescentou a Irmã Cohelo.

Avança fase diocesana para a beatificação da Irmã Lúcia, vidente de Fátima 2.jpgA religiosa, igualmente comentou que o processo foi complicado, devido ao contexto no qual viveu a última vidente de Fátima: “trata-se de um processo complexo pelo tempo em que viver -de duas guerras mundiais, a guerra civil espanhola, a ascensão e a queda da ex URSS-, assim como pelas preocupações que levava”.

“Creio que em sua cela esta religiosa levava as dores do mundo do século XX, além da própria dor pessoal (…) Por isso, toda a atenção que lhe demos e a seriedade e ponderação com que façamos este trabalho são fundamentais”, acrescentou.

A vice-postuladora disse, ainda, que o processo está sendo levado com sumo cuidado para assim dar uma declaração de maneira inequívoca, por tal razão se conta com o apoio de um grupo de 15 teólogos de várias nacionalidades que estão dedicando tempo valioso para avançar no processo e facilitar também o trabalho de Roma. (GPE/EPC)

 

 
Comentários