Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Jovens do oratório salesiano na Itália levam esperança a jovens reclusos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Treviso – Itália (Quinta-feira, 21-01-2016, Gaudium Press) O Jubileu Extraordinário convocado pelo Papa Francisco para este ano de 2016 é um tempo especial para viver as Obras de Misericórdia tanto corporais como espirituais. Tal como assinalou o mesmo Pontífice na bula de convocação “Misericordiae Vultus” na qual diz: “É meu vivo desejo que o povo cristão reflita durante o Jubileu sobre as obras de misericórdia corporais e espirituais. Será um modo para despertar nossa consciência, muitas vezes aletargada diante do drama da pobreza, e para entrar ainda mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina”.

Ali o Santo Padre prossegue: “A pregação de Jesus nos apresenta estas obras de misericórdia para que possamos dar-nos conta se vivemos ou não como discípulos seus. Redescobrimos as obras de misericórdia corporais: dar de comer ao faminto, dar de beber ao sedento, vestir ao nu, acolher ao forasteiro, assistir os enfermos, visitar aos presos, enterrar aos mortos. E não esqueçamos as obras de misericórdia espirituais: dar conselho ao que necessita, ensinar ao que não sabe, corrigir ao que erra, consolar ao triste, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rogar a Deus pelos vivos e pelos defuntos”.

Respondendo a este chamado, um grupo de jovens do oratório salesiano de San Dona di Piave na Itália quis colocar em prática a Obra de Misericórdia “Visitar aos Presos” com uma bela iniciativa acompanhando aos jovens reclusos da Penitenciária de Menores de Treviso.

A jornada contou com a presença de educadores, voluntários e dos guardas da prisão, além dos jovens que também colocaram em prática o método preventivo de seu santo padroeiro e fundador: São João Bosco. Assim narrou o Padre Lorenzo Piola, promotor da iniciativa, que foi citado pela agência de notícias dos salesianos ANS: “para animar o encontro bastou somente um jogo de mesa e um pouco da alegria típica dos oratórios salesianos (…) O sistema preventivo que criou Dom Bosco, conhecido em todo o mundo, nasceu na raiz de uma visita aos cárceres de Turim”.

A experiência tocou o coração dos jovens do oratório, que vivenciaram o que dizem as Sagradas Escrituras que “há maior alegria em dar que em receber” (Atos 20, 35), como manifestou um dos animadores: “tinha que ser uma simples tarde para compartilhar, no lugar disso temos descoberto grandes coisas”.

Vivência que levou a refletir a Julia, jovem estudante que participou da visita: “Me parece impossível que meus companheiros tratem com o mundo da prisão. Depois, quando vi jogar ping-pong, exatamente como o fazemos no oratório, o medo se foi, e durante toda a tarde, nunca me perguntei qual era o delito que tinham cometido. Éramos dois mundos que se encontraram e descobrimos que não estamos tão distantes. Quem sabe nossa história pessoal influencia em nossas decisões. Me pergunto o que é que os levou a terminar ali”.

Pelos caminhos da Misericórdia

Outra iniciativa salesiana ocorre na Itália durante este Ano Santo da Misericórdia. Trata-se da proposta intitulada “Pelos caminhos da Misericórdia”, animada pela Circunscrição Salesiana do Sagrado Coração da Itália Central, com a qual se busca que os jovens façam vivência da misericórdia.

Para isso as casas salesianas de Roma abrirão durante este ano suas portas a grupos de jovens entre os 16 e 30 anos, oferecendo-lhes uma experiência de vários dias em torno do Jubileu por meio de peregrinações nas ruas da Cidade Eterna, nos lugares do Ano Santo, e tendo contato com os pobres da cidade, para assim testemunhar as obras de misericórdia. (GPE/EPC)

 
Comentários