Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


A capela de gelo de Belgrano II: o templo mais austral do mundo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

A capela de gelo de Belgrano II o templo mais austral do mundo.jpg

Antártida (Sexta-feira, 22-01-2016, Gaudium Press) No continente congelado da Antártida se encontra o templo mais austral do mundo: a capela de gelo de Belgrano II. A curiosa edificação é um lugar de culto subterrâneo lavrado no gelo e acessível unicamente através de uma rede de túneis, cujo piso e paredes são de gelo sólido.

O templo foi criado com um serviço concreto: servir aos cientistas da base argentina Belgrano II, construída em um dos escassos terrenos sem gelo do continente em 1979, depois do abandono de uma primeira base construída sobre gelo. Os habitantes do lugar construíram uma rede de túneis no gelo próximo à nova base e criaram a capela, na qual se venera Nossa Senhora de Luján, Padroeira da Argentina.

Apesar da capela ser pouco conhecida e seu acesso ser muito limitado -se localiza a uns mil quilômetros do polo sul-, sua existência evoca a omnipresença de Deus louvada no Salmo 138: “Aonde irei distante do teu alento, aonde escaparei de teu olhar? Se escalo o céu, ali estás tu; se me deito no abismo, ali te encontro; se voo até a margem da aurora, se emigro até o confim do mar, ali me alcançará tua esquerda, me agarrará tua direita”.

A capela, que se assemelha a um pequeno oratório, conta com várias imagens da Santíssima Virgem e crucifixos, assim como uma Via Sacra e um pequeno altar para celebrar a Missa. O lugar de culto foi destacado pelo serviço informativo Church POP, o qual compartilha várias fotografias do templo e os túneis de acesso ao mesmo. (GPE/EPC)

 
Comentários