Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Salesianos na Espanha encerrarão o Bicentenário de Dom Bosco
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Quinta-feira, 28-01-2016, Gaudium Press) Os últimos dias deste mês de janeiro serão de grandes eventos para a Família Salesiana na Espanha. A Congregação fundada por Dom Bosco celebrará a memória litúrgica de seu santo padroeiro no próximo dia 31 e encerrará também o Bicentenário de seu nascimento, encerrado oficialmente em Turim, Itália, em agosto passado.

Salesianos na Espanha encerrarão o Bicentenário de Dom Bosco.jpg

No dia 31 de janeiro se celebrará a solenidade litúrgica do Santo com a Missa de encerramento do Bicentenário na Paróquia Maria Auxiliadora de Madri. A celebração Eucarística será às 19h e será presidida pelo Núncio Apostólico no país, Dom Renzo Fratini.

Neste mesmo dia, às 10h30 se transmitirá no programa “O Dia do Senhor” da 2 de Televisión Española, a Eucaristia da Paróquia Maria Auxiliadora da obra salesiana de Burriana, em Castellón, onde os salesianos celebram seus 75 anos de presença.

Adicionalmente, como já é tradição nesta festa, os centros salesianos de todo o país recordarão ao padroeiro da juventude com várias atividades, entre elas momentos de oração, celebrações eucarísticas, atividades lúdicas, culturais, formativas e esportivas com a participação dos jovens, assim como os educadores, e a presença dos diversos membros da Família Salesiana.

Entre os momentos de oração, várias casas salesianas e paróquias, custodiadas por Maria Auxiliadora e Dom Bosco, se preparam para realizar o Tríduo em honra ao santo italiano. Além disso, vários centros pastorais salesianos levarão a cabo por estes dias a Semana Vocacional.

Entre os eventos também está a apresentação do livro “Fontes Salesianas” que terá lugar no dia 29 em Madri. Trata-se de uma completa obra com mais de 1200 páginas com escritos de Dom Bosco que foram recopilados com a finalidade de dar a conhecer a história, difundir a pedagogia e promover a espiritualidade do fundador, que ainda permanece com o passar dos anos.

O lançamento desta obra ocorrerá na Casa Provincial dos Salesianos em Madri Às 18h com a participação de José Manuel Prellezo, um dos autores do livro, assim como seu tradutor, Arcadio Cuadrado, que falarão sobre o porquê da obra e seus conteúdos.

Este libro se soma à apresentação de outros que se lançou durante este mês de janeiro, como “Dom Bosco e a Misericórdia de Deus”, de autoria de Dom Eugenio Alburquerque, ex-diretor do Boletim Salesiano. A obra foi publicada em união com o Ano Santo da Misericórdia.

Outros títulos abordam mais a figura de São João Bosco, assim como o carisma salesiano. Entre eles estão: “Dom Bosco, ensina-nos a rezar”, “Dom Bosco, uma vida para os jovens”, “Luz para meus passos” e “A espiritualidade da educação”.

São João Bosco, cujo nome de nascimento era João Melchor Bosco Occhiena, nasceu em I Becchi, Itália no dia 16 de agosto de 1815 e faleceu em Turim -cidade onde exerceu seu trabalho com os jovens- no dia 31 de janeiro de 1888.

São João Paulo II, ao comemorar seus cem anos de falecimento, se referiu a ele como “Pai e mestre dos jovens”. Em uma carta que dirigiu por ocasião deste centenário o Pontífice Polonês destacou: “Dotado de uma feliz intuição da realidade e atento conhecedor da história da Igreja, descobre no ensinamento de tais situações e na experiência de outros apóstolos, -sobretudo São Felipe Neri e São Carlos Borromeu- a fórmula do ‘oratório’. Tal nome lhe é singularmente querido: o oratório vai caracterizar toda sua obra; mas o modela segundo uma original perspectiva pessoal, adequada ao ambiente, aos seus jovens e a quanto necessitam. Como principal protetor e modelo de seus colaboradores elege a São Francisco de Sales, o Santo do zelo multiforme e da bondade afável, demonstrada sobretudo na doçura de trato”. (GPE/EPC)

 
Comentários