Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Bogotá encerra o Ano da Vida Consagrada
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 28-01-2016, Gaudium Press) No próximo dia 02 de fevereiro, na solenidade da Apresentação do Senhor, será o encerramento oficial do Ano da Vida Consagrada que convocou o Papa Francisco e foi inaugurado no dia 30 de novembro de 2014. A Arquidiocese de Bogotá encerrará este tempo especial no próximo sábado, 06, com uma Solene Eucaristia que ocorrerá às 09h30 na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes que será presidida pelo Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia.

Arquidiocese de Bogotá encerra o Ano da Vida Consagrada.jpg

A Coordenação para a Vida Consagrada da Arquidiocese de Bogotá, a cargo de Dom Gabriel Londoño Sepúlveda, através de uma mensagem, está convidando aos religiosos e religiosas da capital colombiana para que se somem a esta comemoração.

“Apreciados Religiosos e Religiosas: Em nome do Senhor Cardeal (…) e do Conselho Episcopal recebam uma cordial saudação (…) Para concluir o ano da Vida Consagrada que temos celebrado na Igreja Universal e para agradecer a presença fundamental dos Consagrados na Arquidiocese de Bogotá; quero convidar a Vida Religiosa, Sacerdotes, Novas Formas de Vida Consagrada, Associações de Fiéis, Movimentos laicais, Juniores, Noviços (as) e postulantes à Solene Eucaristia (…) e depois ao encontro fraterno no auditório paroquial”, assinala Dom Londoño na mensagem, que conclui: “Que esta celebração seja a oportunidade de encontro daqueles que estão vivendo o Plano de Evangelização na Arquidiocese e o momento para renovar juntos publicamente nossa consagração”.

A celebração Eucarística, que será também ocasião para celebrar o Jubileu da Misericórdia, estará antecedida por uma jornada de confissões para os religiosos e religiosas que terá lugar a partir das 07h até as 09h. Posteriormente se fará a Proclamação Solene da oração do Jubileu.

O Ano da Vida Consagrada foi inaugurado para a Arquidiocese de Bogotá no dia 29 de novembro de 2014 com uma Missa no Liceu Cervantes, dos Padres Agostinhos, com a participação de mais de mil consagrados pertencentes a diferentes comunidades religiosas, associações e movimentos da Igreja que peregrina na capital colombiana.

A comemoração deste tempo, que foi para a Igreja Universal, ocorreu por ocasião do 50º aniversário da publicação do Decreto Conciliar “Perfectae Caritates”, sobre a adequada renovação da Vida Religiosa, que se tornou público através do Papa Paulo VI em outubro de 1965.

Abraçar “ao futuro com esperança”, conscientes que o momento atual “é ‘delicado e fatigoso’, e que a crise que atravessa a sociedade e a mesma Igreja toca plenamente a vida consagrada”; e “viver o presente com paixão”, foram parte dos objetivos do Ano da Vida Consagrada.

Em Bogotá existem 132 comunidades religiosas femininas, 47 masculinas e 3 de vida contemplativa (as Irmãs Carmelitas, da Visitação de Santa Maria e as Clarissas). Durante este ano se levaram a cabo na capital dos eventos centrais em torno da Vida Consagrada: a oração pela vida consagrada da Igreja Arquidiocese todas as quartas-feiras de 2015, e o Encontro Latino-americano de Religiosos, da Vida Consagrada na América Latina e o Caribe, ocorrido entre os dias 18 a 21 de junho. (GPE/EPC)

 
Comentários