Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Basílica de São João de Latrão acolherá encontro penitencial para os sacerdotes romanos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Sexta-feira, 29-01-2016, Gaudium Press) No próximo dia 11 de fevereiro os sacerdotes e diáconos da Diocese de Roma darão início ao tempo quaresmal com um encontro penitencial que ocorrerá na Basílica de São João de Latrão. Assim o fez saber o Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, através de uma mensagem que dirigiu ao clero da Cidade Eterna.

Basílica de São João de Latrão acolherá encontro penitencial para os sacerdotes romanos.jpg

“Lhes comunico que o Conselho Presbiteral Diocesano acolheu a proposta do Serviço para a Formação Permanente do Clero (…) de encontrar-nos todos os presbíteros romanos na quinta-feira posterior às Cinzas às 10h, na Basílica de São João, para iniciar juntos o Tempo Quaresmal”, escreveu o purpurado.

Também disse que este ano, devido a viagem apostólica do Santo Padre ao México, não se realizará o tradicional encontro de Quaresma com o Papa, mas se levará a cabo na Basílica Lateranense um evento penitencial para todo o clero romano.

“Nos pareceu oportuno não interromper a tradição deste encontro anual, que vem conservado como momento de graça no itinerário jubilar. Será um encontro penitencial para fazer experiência, antes de tudo entre nós, da misericórdia do pai e poder ser, ao nosso retorno, ministros da misericórdia nas comunidades a nós confiadas”, assinalou o Cardeal.

O encontro será guiado por Dom Angelo De Donatis, a cargo do Serviço Para a Formação Permanente do Clero, que oferecerá uma reflexão sobre a Quaresma e a penitência. Após sua intervenção, os sacerdotes e diáconos poderão aproximar-se do Sacramento da Reconciliação.

Na ocasião, os membros do clero oferecerão o jejum para o trabalho da pastoral social da igreja diocesana, como comentou o Cardeal Vallini: “Como sinal do jejum quaresmal de Quarta-feira de Cinzas, recolheremos entre nós as oferendas que devolveremos à Cáritas Diocesana”.

Ainda que o Papa não esteja presente no tradicional encontro da Quaresma, os sacerdotes receberão um presente dele. Assim anunciou o Vigário da Diocese Romana: “Estou contente de informar que o Santo Padre Francisco nos deu de presente seu livro ‘O nome de Deus é Misericórdia’ a todos os presbíteros do clero romano. Ao Santo Padre já expressou, em nome de todos, nossa profunda gratidão por este gesto de paterna benevolência”.

O ano passado, ao iniciar este encontro quaresmal com os sacerdotes e diáconos de Roma, o Papa Francisco expressou: “Para mim é uma grande alegria ver cada ano, no início da Quaresma, ao meu clero, o clero de Roma, e me compraz ver que hoje somos numerosos. Eu pensava que nesta grande aula íamos ser um grupo quase perdido, mas vejo que somos um forte exército de Deus e podemos entrar com força neste tempo nosso, nas batalhas necessárias para promover, para fazer que avance o reino de Deus”. (GPE/EPC)

 
Comentários