Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Estados Unidos promove Semana Nacional do Matrimônio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Sexta-feira, 29-01-2016, Gaudium Press) Com o objetivo de celebrar o dom e a bênção do matrimônio, assim como afirmar o apoio aos casais, a Igreja dos Estados Unidos se une para viver a Semana Nacional do Matrimônio, que se celebrará em todas as Dioceses do país de 07 a 14 de fevereiro, coincidindo com o início do tempo da Quaresma e a celebração de São Valentino.

“Promover e fortalecer o matrimônio é uma prioridade pastoral de nossa Conferência, e estou agradecido que esteja incluído em nosso plano estratégico 2017-2020. O Matrimônio, como instituição natural e como Sacramento cristão, é um bem insubstituível para a sociedade e todas as pessoas. Nossa Comissão permanece sempre agradecida pelos contínuos esforços em Dioceses e paróquias para promover, fortalecer e defender o matrimônio, e por acompanhar os casais em suas alegrias e provas”, diz Dom Richard J. Malone, Bispo de Buffalo e presidente da Comissão de Leigos, Matrimônio, Vida Familiar e Juventude da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), em uma mensagem por ocasião da Semana Nacional do Matrimônio.

O prelado também recordou que em 2015 se enfrentaram vários desafios entorno do matrimônio, como foi a “equivocada decisão da Corte Suprema em junho que pretendia redefinir o matrimônio em todo o país”; mas foi também um ano de grandes bênçãos, sobretudo pela visita do Papa Francisco durante setembro, que “chamou nossa atenção na beleza do matrimônio e a vida familiar”, e o Congresso Mundial das Famílias de Filadélfia que “deu às famílias de todo o mundo uma renovada apreciação de sua identidade e missão”.

Dom Malone, ao concluir sua mensagem, deseja que as próximas celebrações sejam “ocasião para afirmar cada vez mais profundamente o dom da vida matrimonial e familiar, e que o Senhor siga abençoando a todos os que são testemunhas da beleza e presente do matrimônio e da família”.

A Semana Nacional do Matrimônio nos Estados Unidos é uma campanha que começou em fevereiro de 2010 para animar a muitos e diversos grupos a unir esforços para apresentar a questão do matrimônio na agenda nacional. O objetivo é construir a cooperação entre os credos, a educação, os meios de comunicação e o governo, em defesa da instituição do matrimônio.

Desde então a iniciativa se converteu em uma campanha colaborativa que tem por fim fortalecer os matrimônios, reduzir as taxas de divórcios, e construir uma forte cultura do matrimônio; uma prioridade da Igreja Católica norte-americana.

Durante a Semana Nacional do Matrimônio são várias as atividades que se realizam nas Dioceses e paróquias. Entre elas se destacam o chamado à oração pela vida e o matrimônio que ocorrerá no dia 12 de fevereiro. Coincidindo com a primeira Sexta-feira da Quaresma, neste dia se convida à oração e sacrifício para pedir que os esposos renovem seu compromisso ao amor nos bons e maus tempos.

Além disso, no dia 14 de fevereiro, quando culmina a iniciativa e é a festa de São Valentino, se comemora também o Dia Mundial do Matrimônio, que promove a cada ano o movimento ‘Encontro Matrimonial Mundial’. A jornada é oportunidade para “honrar ao esposo e esposa como cabeça de família, a unidade básica da sociedade”, e promove “a beleza da fidelidade, sacrifício e alegria em viver e amar diariamente casados”. (GPE/EPC)

 
Comentários