Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


São Tomás de Aquino é “um santo que abre caminhos e perspectivas”, afirma Dom Osoro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Segunda-feira, 01-02-2016, Gaudium Press) O carisma de teólogo e filósofo de São Tomás de Aquino oferece um valioso modelo de harmonia entre razão e Fé. Dimensões do espírito humano que se realizam plenamente no encontro e no diálogo entre si”, disse o Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro, na homilia da celebração Eucarística presidida no dia 28 de janeiro -memória litúrgica do santo italiano e Doutor da Igreja- na capela do Seminário Conciliar de Madri – Universidade Eclesiástica São Damaso.

São Tomás de Aquino é ?um santo que abre caminhos e perspectivas?, afirma Dom Osoro.jpg

Na ocasião destacou que a festividade de São Tomás “nos faz sempre vislumbrar a mesma novidade: um santo que abre caminhos e perspectivas”. Especialmente quando se fala da razão humana que “respira, se move, em um horizonte amplo, aberto, onde pode expressar o melhor de si”.

Em outro momento, ao destacar ao Santo como um mestre de diálogo com todos, o Arcebispo de Madri chamou para que se redescubra “a racionalidade humana, aberta à luz da palavra de Deus e a sua perfeita revelação, que é Jesus Cristo, o filho de Deus, que se fez homem.

Além disso, ressaltou a grande sabedoria de São Tomás, que -de acordo com o prelado- “conquistou restaurar uma confrontação frutuosa, com o pensamento de seu tempo”. Por esta razão -prosseguiu-, “sempre será considerado um mestre atual de diálogo com as demais culturas e com todas as religiosas”.

“A Fé move a razão a sair do isolamento e apostar pelo que é belo, bom, verdadeiro”, acrescentou.

Neste sentido, animou aos presentes a tomar “este modelo de homem que pensa e quer harmonizar e dialogar, e colocar em diálogo ao homem consigo mesmo, com os demais e com Deus”, e os convidou a desfrutar, descobrir e acolher “a grandeza e a beleza desta Igreja que acolhe a Deus (…), que mostrá-lo a todos os homens (…) movendo a razão a sair do isolamento e apostando ao que é belo, bom, verdadeiro, e fazê-lo conhecer a todos os homens”.

“Sejamos pessoas que, com nossa vida, saibamos ensinar a medida verdadeira (…) São Tomás de Aquino soube fazer muito bem, que clarividência de sabedoria! Que frutuosa a confrontação que fez com o pensamento de seu tempo! Soube entregar e ensinar a verdadeira medida do ser humano, propondo com uma claridade tão bela e tão grande a verdadeira medida do homem, que é Jesus Cristo (…) como medimos a nós, nos mediram os demais. Se nós ensinamos a medida que o Senhor nos presenteou, seguros temos que estar de que essa mesma medida nos seja devolvida”, acrescentou o Arcebispo de Madri.

Finalmente, alentou para que no Ano Santo da Misericórdia “saibamos ensinar a verdadeira alegria do homem, que é Jesus Cristo”. Algo que é um desafio -de acordo com Dom Osoro-, “mas que é possível com a graça do Senhor, deste Jesus que não tem inconveniente”.

O Arcebispo de Madri presidiu a Eucaristia em homenagem a São Tomás de Aquino depois de um ato acadêmico que organizou a Universidade Eclesiástica São Dâmaso, e ocorreu na aula magna do Seminário Conciliar, ocasião na qual o Padre Javier Prades renovou seu cargo como reitor da instituição educativa por mais quatro anos. (GPE/EPC)

 
Comentários