Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde emite mensagem para a Jornada Mundial dos Enfermos de Lepra
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 01-02-2016, Gaudium Press) Dom Zygmunt Zimowski, Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde escreveu uma mensagem por ocasião da LXIII Jornada Mundial dos Enfermos de Lepra. O lema deste ano é “Viver é ajudar a viver”.

A Jornada, tem como objetivos continuar a luta contra a enfermidade, prosseguir as investigações a respeito, mas também “acabar com o ostracismo ao qual aos poucos vem condenando as pessoas que levam seus sinais inconfundíveis. Trata-se de uma marginalização vinculada com um sentimento natural de defesa própria diante de uma enfermidade que em épocas passadas era incurável e a um medo “ancestral” que, sem embargo, em nossos dias não tem razões para existir já que a lepra pode curar-se e os que se curaram podem voltar a viver”, escreve o Arcebispo.

Dom Zimowski anuncia na mensagem um evento sobre a temática: “Nosso dicastério, em colaboração com a Fundação Sasakawa e com a Fundação Raoul Follereau, organizou duas jornadas de estudo que ocorrerá nos dias 11 e 12 de junho no Vaticano. Nessa circunstância os participantes poderão assistir a Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro no dia 12 de junho por ocasião do Jubileu dos Enfermos e as pessoas com deficiência”.

“Temos que comprometer-nos a dar um novo impulso à luta contra essa enfermidade, ampliando as atividades de informação e prevenção, mas, sobretudo, favorecendo como gesto de verdadeira compaixão, a reinserção social e laboral dos que se curaram e que, apesar de levar impressas as marcas dessa enfermidade no corpo, mantêm intacta sua dignidade de pessoas”, conclui Dom Zimowski. (GPE/EPC)

 
Comentários