Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Valência, Espanha, conta com quase 5 mil consagrados
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Valência – Espanha (Quarta-feira, 03-02-2016, Gaudium Press) Quase 5 mil consagrados pertencentes a 150 institutos de vida consagrada, assim como membros de institutos seculares, sociedades de vida apostólica e mais de 400 comunidades religiosas, são as que fazem parte da Arquidiocese de Valência na Espanha. Todos eles, renovaram na última terça-feira, 02, -Festa da Apresentação do Senhor- sua consagração a Deus e comemoraram o encerramento do Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco e que vinha sendo celebrado pela Igreja Universal desde o final de novembro de 2014.Arquidiocese de Valência, Espanha, conta com quase 5 mil consagrados 1.jpg

O epicentro da celebração ocorreu na Catedral de Valência com uma Solene Missa presidida pelo Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo da Cidade. A comemoração esteve antecedida pela procissão das candeias em honra a Nossa Senhora da Candelária, cuja festividade também ocorre no dia 02 de fevereiro.

Durante a Homilia o purpurado, ao referir-se à leitura do Santo Evangelho que narra a Apresentação do Menino Deus no templo, manifestou aos consagrados: “Com o mesmo jubilo e gozo do ancião Simeão, nos reunimos nesta festa da apresentação do Menino Jesus no templo, onde também nós, pela Fé, temos visto ao salvador, luz para iluminar as nações (…) Esta festa se une ao dia da Vida Consagrada: damos graças a Deus e sentimos a mesma alegria e júbilo porque ao longo da história do Senhor, o Espírito Santo, suscitou, para enriquecer a Igreja, com vossos diferentes carismas”.

Depois falou do Ano da Vida Consagrada assinalando que este tempo especial foi, sem dúvida alguma, “um ano de graça: somente Deus sabe os frutos e a fecundidade que este ano tem treinado tantos e para tão longe na Igreja”.

O Cardeal igualmente se referiu ao sinal das candeias que se acendem no dia da solenidade da Apresentação e festa da Virgem da Candelária: “A Apresentação e consagração do Menino no templo, e a procissão e bênção das candeias nos evoca nossa consagração e iluminação batismal. Jesus, que é a luz que veio ao mundo para que já não caminhemos nas trevas, mas que translademos ao seu Reino vivamos como filhos e da luz (…) Nos recorda com efeito nesta festa, nossa própria consagração batismal”.

Nestes sinais -prosseguiu o purpurado- é precisamente onde se vê como os consagrados, que tem uma consagração especial a Deus, “sois luz nas mãos daqueles que esperam vigilantes como as estrelas fulgentes do Evangelho aguardando para que o Senhor volte”.

Arquidiocese de Valência, Espanha, conta com quase 5 mil consagrados 2.jpg

Se dirigindo depois aos religiosos e religiosas lhes disse que neste dia chegou à Catedral valenciana também como peregrinos “para participar e reconhecer a misericórdia de Deus. Misericórdia imensa a qual ele tem conosco ao suscitar a Vida Consagrada na Igreja (…). Sois um dom da misericórdia de Deus!”.

Concluindo lhes recordou que Deus, com seu Espírito, é quem “nos dá a força para poder viver incorporados a Cristo, abraçando-lhe a ele na plenitude da vida humana, a alegria transbordante que não se pode conter. Sempre é Deus e seu dom o motivo de nosso louvor e de nossa ação de graças que não tem fim”. (GPE/EPC)

 
Comentários