Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Grupo de fiéis arrecada fundos para resgatar relíquia de Santa Kateri Tekawitha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Quarta-feira, 03-02-2016, Gaudium Press) Um grupo de fiéis católicos realiza uma convocatória através da Internet para resgatar a que pode ser uma relíquia de primeiro grau de Santa Kateri Tekakwitha, a primeira Santa nativa norte-americana. O objeto sagrado se encontraria dentro de um relicário adquirido em um lote de objetos e posto à venda através da Internet. A forma de arrecadar os fundos é igualmente moderna: um sistema de pequenas contribuições de particulares conhecido como “crowdsourcing”.

Grupo de fiéis arrecada fundos para resgatar relíquia de Santa Kateri Tekawitha.jpg

A iniciativa foi chamada “Rescue Saint Kateri Reliquary!” (Resgate o Relicário de Santa Kateri!) na plataforma GoFundMe. Bill Jacobs, Presidente do Centro de Conservação de Santa Kateri Tekakwitha, explicou a CNA que existe uma proibição expressa da Igreja contra o comércio das relíquias. No entanto, “o Código de Direito Canônico não diz nada sobre comprar ou vender relicários”, afirmou Jeannine Marino, diretora assistente da Secretaria de Evangelização da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USSCB).

Em um foro da Internet, Jacobs teve a notícia da venda do relicário, e constatou que o proprietário afirma ter documentação que provaria a autenticidade do objeto. “Chequei os nomes e as datas dos certificados para ver quem era o Arcebispo nesse tempo e tudo coincide”, relatou Jacobs. “Como católico e alguém que ama a Santa Kateri -ela é a Santa padroeira de nossa organização- simplesmente não podia ver que fosse levada a mais um leilão”.

A campanha de arrecadação de fundos está muito próxima de alcançar o seu objetivo ($3675 dólares) em apenas 10 dias de publicação. “É permissível comprar um relicário para ‘resgatar’ uma relíquia dentro do maltrato ou outros propósitos indignos”, afirma a convocatória. “O objetivo do Centro de Conservação de Santa Kateri Tekakwitha é proteger esta sagrada relíquia da profanação e devolvê-la à Igreja”. (GPE/EPC)

 
Comentários