Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


China: Balanço anual das atividades pastorais é encorajador para as comunidades católicas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Shi Jia Zhuang – China (Quarta-feira, 03/02/2016, Gaudium Press) – Por ocasião da apresentação do balanço pastoral anual realizado por uma grande maioria das paróquias e comunidades da China continental, na Assembleia de Fim de Ano, conforme diz a Agência Fides, cada uma delas recebeu incentivo e encorajamento para continuar a ação evangelizadora no ano que se inicia.

Os pontos mais marcantes desse verdadeiro programa de apostolado foram:

Consolidar a fé e incentivar a vida espiritual, principalmente a vida sacramental neste Ano da Misericórdia; promover a evangelização com o testemunho de vida; favorecer os intercâmbios com outras comunidades; manter sempre aberta a porta da igreja e sobretudo o coração dos fiéis a todos; renovar o conselho paroquial.

A Assembleia

A comunidade da Catedral da diocese de Wen Zhou da província de Zhe Jiang, iniciou o encontro com o estudo da mensagem do Papa para o Dia da Paz e programou iniciativas para viver o Ano da Misericórdia.

Foram incentivadas as leituras comunitárias periódicas da Misericordiae Vultus, da bula de convocação do Jubileu e da carta pastoral do Bispo diocesano. Em todas as sextas, à tarde, está prevista a oração comunitária sobre a misericórdia, a peregrinação, as obras de caridade.

A paróquia de Shun Qing, da diocese de Nan Chang assumiu um compromisso de apostolado: “Um mais um”. Com ele cada fiel se comprometeu a levar um novo membro para a comunidade.

Durante a Assembleia que foi realizada no fim de janeiro, os sacerdotes, as religiosas, os diáconos, seminaristas e leigos apresentaram os membros de cada grupo que participam da liturgia ou a ela estão ligados (leitores, caridade, ministrantes, coral, liturgia …) e foi descrito como cada um realizou o programa “Um mais um”.

O pároco só mesmo poderia agradecer, pois, numa terra onde os católicos são muito poucos, um a mais é muita coisa. E quando a ação mostrou um bom número de batizados o agradecimento é mais que justo.

A paróquia de Bei Tang, da diocese de Gui Yang, relatou e analisou os trabalhos de 14 grupos pastorais. A palavra de Deus foi a referência para essa paróquia em 2015. Um grupo denominado “Vinha do Senhor” visitou doentes, pobres e carentes, enquanto o grupo que deve responder às perguntas de quem deseja conhecer a fé católica acolheu numerosos jovens, ajudando-os a se aproximar da Igreja.

Nessa longínqua terra de missão, para o Ano da Misericórdia, todos se comprometeram a “continuar a dar testemunho concreto para levar o Evangelho às periferias e a todos”. (JSG)

 
Comentários