Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Episcopado italiano promove projeto “Vias da Beleza”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Quinta-feira, 04-02-2016, Gaudium Press) Com o propósito de chamar a atenção sobre a Arte como forma de evangelização e de unir as Dioceses em torno desta pastoral, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) está promovendo o projeto “Vias da Beleza”.Episcopado italiano promove projeto ?Vias da Beleza?.jpg

De acordo com seus promotores, a iniciativa nasceu diante do crescente interesse de fazer uso da arte como linguagem de evangelização e pelo reconhecimento que a Igreja dá ao patrimônio cultural eclesial como um recurso para a educação na Fé.

Desta maneira, o projeto busca recolher experiências, materiais e eventos, relacionados com a arte e a vida cristã que vem realizando as dioceses italianas, assim como outras realidades eclesiais presentes no país europeu, tudo “com o fim de incrementar e difundir as boas práticas e a integração pastoral”.

Para isso, seus promotores colocaram à disposição o site www.viadellabellezza.it, onde as igrejas particulares podem compartilhar seus eventos, experiências e materiais em torno desta pastoral que una beleza e Fé. Todos eles por sua vez se compartilham através de nove âmbitos: Arte, Bíblia e Liturgia; associações e centros culturais; bens eclesiásticos; catequese com arte; itinerários, visitas e peregrinações; museus diocesanos; recursos online; escola e didática; e teologia e formação.

O projeto é um trabalho conjunto promovido por vários organismos do Episcopado Italiano, entre eles as oficinas Nacionais de Catequese, para os Bens Culturais Eclesiásticos; para a Educação, a Escola e a Universidade; para a Pastoral do Tempo Livre, Turismo e Esporte; o Serviço Nacional para o Ensinamento da Religião Católica; e os Serviços Informativo, Nacional para o Projeto Cultural, e para os estudos superiores de Teologia e de Ciências Religiosas.

“É bom que toda catequese preste uma especial atenção ao ‘caminho da beleza'”

O projeto faz eco ao convite feito pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’, onde diz que “é bom que toda catequese preste uma especial atenção ao ‘caminho da beleza’ (via pulchritudinis)”, posto que “anunciar a Cristo significa mostrar que crer nEle e segui-lo não é só algo verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de abastecer a vida de um novo esplendor e de um gozo profundo, ainda em meio das provas”.

O Papa também assinala que “todas as expressões de verdadeira beleza podem ser reconhecidas como um caminho que ajuda a encontrar-se com o Senhor Jesus. Não se trata de fomentar um relativismo estético, que possa escurecer o laço inseparável entre verdade, bondade e beleza, mas de recuperar a estima da beleza para poder chegar ao coração humano e fazer resplandecer nele a verdade e a bondade do Ressuscitado”.

Na Exortação Apostólica o Santo Padre também assinala que “é desejável que cada Igreja particular alente o uso das artes em sua tarefa evangelizadora, em continuidade com a riqueza do passado, mas também na vastidão de suas múltiplas expressões atuais, em ordem a transmitir a Fé em uma nova ‘linguagem parabólica'”. Objeto que se propõem com a iniciativa posta em marcha pela Igreja Italiana. (GPE/EPC)

 
Comentários