Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora pode ser a mais antiga do Brasil
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Quarta-feira, 10-02-2016, Gaudium Press) A instituição católica administrada pelos sacerdotes da ordem salesiana de São João Bosco, a Inspetoria que leva o nome do Pai e Mestre da Educação acolheu a Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que até então, era desconhecida pela Congregação.

Gaudium Press.jpgDe acordo com informações do Sistema Salesiano de Comunicação Social, a imagem é provavelmente a mais antiga de Auxiliadora que já chegou ao Brasil, tendo ingressado em terras brasileiras em torno de 1817.

Apresentada ao inspetor da Inspetoria São João Bosco (ISJB), Padre Orestes Fistarol, e ao irmão Raymundo Mesquita, a imagem estava sob responsabilidade de seu portador, Dimas Coelho Perpétuo.

Dimas Coelho, inclusive, contou que a Virgem Santíssima chegou a suas mãos doada por Maria de Lourdes Monteiro de Souza, bisneta da austríaca Marie Joaquine Sauvan, vinda da Áustria em 1817 como dama de companhia da Princesa Leopoldina, esposa de Dom Pedro I.

A história narra que após se casar com Lucas Antônio Monteiro de Barros, o Barão de Congonhas, ela adotou o nome de Maria Tereza Sóvan Monteiro de Barros, a pessoa que teria trazido a imagem, que mais tarde, virou uma relíquia de família, sendo passada por gerações até ser herdada por Lourdes.

Então, Dimas disse que ajudou esta senhora por muitos anos em um asilo e que, após enfermidades, ela lhe entregou a imagem em 2008, depois de assinar um termo de doação.

O Padre Orestes Fistarol destacou que a imagem feita em marfim possui características das representações mais antigas de Nossa Senhora Auxiliadora.

“Essa realmente é uma forma antiga de apresentar Maria Auxiliadora. Tem uma imagem parecida com essa em Turim. Quase uma adaptação da Imaculada para a Auxiliadora, característica das primeiras imagens de Nossa Senhora Auxiliadora. Interessante é que o Menino Jesus tem o globo na mão, é muito significativo: o mundo na mão”, explicou.

Agora, um dos objetivos salientados por Dimas é encontrar um especialista que analise e descubra a data de quando foi feita a imagem, uma vez que partindo do pressuposto que tenha desembarcado no país em 1817, provavelmente deve ter sido produzida anos antes.

A imagem de Maria Auxiliadora é atualmente reconhecida como a mais antiga no país tendo chegado ao Brasil há quase 140 anos, e encontra-se em uma capela do Centro Inspetorial da ISJB, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Feita toda em madeira, foi trazida da Itália por salesianos para Niterói, no Rio de Janeiro, e enviada posteriormente a Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, seguindo logo depois para a capital mineira. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Sistema Salesiano de Comunicação Social

 
Comentários