Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal preside encerramento de retiro espiritual, no Rio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 10-02-2016, Gaudium Press) O “Retiro Espiritual Rio de Água Viva”, organizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, reuniu milhares de fiéis nestes últimos dias de carnaval. E pela primeira vez, foi realizado no Centro de Convenções SulAmérica, com a presença do Cardeal Arcebispo, Orani João Tempesta, que presidiu a Santa Missa de encerramento do evento, nesta terça-feira, 9 de fevereiro.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, o cardeal agradeceu aos organizadores do retiro, saudando também todos os vigários episcopais, sacerdotes, formadores dos seminários, desejando ao Povo de Deus que “o Senhor possa continuar fecundando os corações de todos através da Palavra”.

“A Missa está como o encerramento desta 35ª edição do retiro neste novo local, mas na verdade queremos colocar no Altar do Senhor tudo o que os participantes viveram nesses dias aqui no Centro de Convenções SulAmérica, e por ser a última celebração deste dia de todos os retiros que acontecem na Arquidiocese do Rio neste período de carnaval, também pedimos ao Pai que cada um que participou desses muitos retiros e encontros possam colher muitos frutos e que cada vez mais nós possamos ver os sinais de Deus na história e na vida de cada um, em especial, nesta véspera de início da Quaresma. Que esta Celebração Eucarística seja um grande envio na caminhada para a Páscoa nesse Ano Jubilar da Misericórdia”, destacou.

Tendo como temática “Sede Misericordiosos como Vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36), o “Retiro Espiritual Rio de Água Viva” refletiu junto com os participantes o Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco e aberto oficialmente no dia 8 dezembro de 2015, contando com uma programação extensa, com a realização de pregações, missas e apresentações musicais.

Em sua homilia, Dom Orani lembrou que “uma vez alimentados pela Palavra e pela ação do Espírito Santo somos chamados a ir testemunhar Aquele que nós cremos, que nós encontramos e que é a nossa verdadeira alegria”.

Depois, reforçou alguns aspectos importantes da vida que direciona a continuação do retiro no cotidiano familiar, nas comunidades paroquiais e nos afazeres do dia-a-dia.

Além disso, o purpurado ressaltou que as leituras do dia traziam dois aspectos muito simples, mas importantes, sendo eles a consciência de ser Igreja e a coerência em ser Igreja, em ser de Deus, em ser consagrado a Deus.

“O Senhor hoje nos envia como Igreja que tem sim sede de Deus, que anseia pelo Deus vivo, que quer cada vez mais estar na presença de Deus e viver como templos de Deus em qualquer lugar onde estivermos, seja no templo material, seja quando estivermos trabalhando, viajando, se divertindo, estudando, em família, com os amigos… Essa consciência de que nós somos templos do Espírito Santo e que o irmão do nosso lado também foi criado por Deus e merece nosso respeito, atenção e preocupação, pois é daí vem a evangelização, razão da nossa missão. Eu ficaria muito feliz se cada um dos milhares dos participantes que estão aqui agora pudesse pedir essa graça ao Senhor… De pela ação do Espírito tornássemos pessoas cada vez mais coerentes em ser templos do Espírito Santo e presença de Deus na sociedade”, afirmou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários