Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cruz da Evangelização desembarca em Brasília
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Sexta-feira, 12-02-2016, Gaudium Press) A Cruz da Evangelização, considerado um símbolo do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), que acontecerá na Bolívia, em julho de 2018, desembarcou em Brasília no último dia 5 de fevereiro, sendo acolhida de forma oficial na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Gaudium Press.jpgO diretor das POM no Brasil, Padre Camilo Pauletti, explicou que a ideia é utilizar a Cruz em alguns momentos significativos nos regionais da CNBB, entre eles congressos, simpósios e demais iniciativas.

Já os outros detalhes referentes a utilização da Cruz no Brasil serão discutidos durante a Assembleia do Conselho Missionário Nacional, entre os dias 11 e 13 de março.

No ano de 2017, a Cruz será o principal símbolo da 4ª edição do Congresso Missionário Nacional.

A Cruz da Evangelização

Produzida por artesão da região boliviana de Chiquitos, a Cruz da Evangelização possui relíquias da beata Nazaria Ignacia March Mesa, fundadora da primeira comunidade religiosa na Bolívia.

No total, foram fabricadas 40 cruzes idênticas, abençoadas pelo Papa Francisco, durante sua viagem episcopal ao país, sendo distribuídas entre os países da América e as dioceses bolivianas.

Preparação para Congresso

O 5º Congresso Missionário Americano terá lugar em Santa Cruz de la Sierra, em julho de 2018. Contudo, antes deste evento, alguns outros serão feitos como forma de preparação para o principal encontro, considerados “momentos importantes” na reflexão e elaboração do Documento de Trabalho do Congresso.

No mês de outubro de 2015, houve em Porto Rico a primeira edição do Simpósio Internacional de Missiologia, com participação de 100 representantes das Pontifícias Obras Missionárias (POM), bem como de organismos e conferências episcopais de 21 países do continente americano.

Neste ano, a cidade de Montevidéu, no Uruguai, acolhe de 28 de fevereiro a 2 de março, o 2º Simpósio de Missiologia.

As POM confirmou que a delegação do Brasil para o evento terá a participação do Padre Camilo Pauletti, bem como do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Padre Sidnei Marcos Dornelas.

Além deles, os padres Jaime Carlos Patias e Estêvão Raschietti, atuantes nas POM e no Centro Cultural Missionário, respectivamente, também farão parte do grupo que embarca para o Uruguai. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários