Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Visita Pastoral de Francisco ao México
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México (Sexta-feira, 12/02/2016, Gaudium Press) – Hoje tem início a 12ª Viagem Apostólica Internacional do Papa Francisco, em três anos de pontificado.

Será a primeira vez que Francisco fará ao México, desde que subiu ao Trono Pontifício.

Embora a visita seja de caráter pastoral, o governo mexicano reconheceu que ela será considerada oficial e Francisco terá recepção de chefe de Estado.

No sábado, 13 de fevereiro, o primeiro dia de atividades do Papa na Cidade do México, o Francisco será recebido oficialmente no Palácio Nacional, na Capital mexicana, por centenas de funcionários, governadores, legisladores, diplomatas, empresários e líderes eclesiásticos.

A Presidência da República tem como certa que a visita do Papa fomentará um entendimento maior entre o Santo Padre e o Presidente Enrique Peña. E que isso só ajudará a fortalecer as relações entre o Estado Mexicano e a Santa Sé.

Em seu site na internet, o Presidente Peña afirmou que considera o Vaticano como um participante estratégico da comunidade internacional, “cuja influência no âmbito multilateral, particularmente em temas de interesse para o país, se manifestou claramente neste pontificado”.

Segurança

O serviço de segurança para a visita do Papa Francisco na Cidade do México terá a participação de um contingente que chega a 20 mil policiais.

Eles cuidarão de todo o trajeto que o Papa venha a fazer nas ruas da capital mexicana. Inclusive darão cobertura de segurança nos 208 quilômetros que o Papa percorrerá em carro aberto, somente na Capital.

A Residência Oficial do Papa Francisco em sua estada na Capital Feral será a Nunciatura Apostólica: toda a área e suas adjacências estão completamente blindadas e continuarão assim nestes próximos dias.

A Basílica de Guadalupe e a Catedral da Cidade do México e seus entornos receberam medidas de segurança redobrada. Chega a mais de 30 mil o número de voluntários que estarão a postos em toda a cidade.

O Povo e a Mãe

Não é incomum ouvir afirmações como esta feita por um taxista: “Necessitamos de um freio do ponto de vista moral. Aconteceram tantas coisa aqui que, francamente, estamos ansiosos que o Papa Francisco chegue e nos dê um alivio um balsamo.

Os mexicanos têm Nossa Senhora de Guadalupe como sua Mãe. Eles falam do amor que têm a Nossa Senhora e da alegria que sentem porque o Papa vem visitar a Mãe:
“Se o Papa veio visitar nossa Mãe, veio nos visitar também”… é o que dizem quando se fala disso para qualquer um deles.

O Arcebispo de Cidade do México, Cardeal Norberto Rivera, enfatiza que os mexicanos trabalharam muito para receber o Papa. Por isso eles receberão o sucessor de Pedro com alegria e esperança.

A imprensa local – jornais, rádios e televisões – tem dado grande destaque à visita do Pontífice. A media, em geral tem salientado que o Papa vem confirmar na fé os habitantes de um dos países mais católicos do mundo.

Foram acreditados 4.077 jornalistas, entre os quais 3.298 mexicanos. Dos Estados Unidos são 562. (JSG)

 
Comentários