Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo Ermitão do Líbano recebe terço do Papa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Jounieh – Líbano (Sexta-feira, 19/02/2016, Gaudium Press) – O Patriarca maronita Boutros Bechara Rai teve uma missão: visitar o convento de Nossa Senhora de Tamiche, entre Beirute e Jounieh.

O objetivo era encontrar-se com o Bispo maronita Dom Charbel Merhi, que, tornando-se bispo emérito, passou a viver em um eremitério.

A visita ao “Bispo Ermitão” foi recomendada pelo Papa Francisco: Dom Bechara deveria entregar ao prelado um rosário e uma cópia da Misericordiae Vultus, a bula de convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, enviados pelo Papa Francisco.

Francisco e o Bispo Ermitão conheceram-se na Argentina, durante o período de 23 anos em que Dom Charbel esteve em Buenos Aires como Bispo da Diocese de São Charbel, dos Maronitas.

A missão do Patriarca Rai nasceu durante a última visita que ele fez ao Papa, em Roma.

Francisco pediu notícias do Bispo Merhi e quis enviar-lhe através do Patriarca o rosário e a Bula Misericordiae vultus e também o pedido para que o “eremita” rezasse por ele.

O Bispo Dom Francois Eid, Procurador patriarcal maronita junto à Santa Sé, recorda que ter Bispos eremitas “é uma tradição muito difundida na Igreja católica de rito maronita, tendo como exemplo São Maron, nosso pai na fé. Muitos bispos quando terminam os seus longos anos de ministério pastoral se retiram num eremitério para permanecer sozinhos diante de Deus.”

“Dom Charbel Merhi, continua Dom Eid, tinha em seu coração o desejo de ser eremita desde jovem. Ele é oriundo da Congregação Patriarcal dos Missionários Libaneses que não contempla no seu modo de vida este tipo de retiro eremítico.

Quando encerrou seu ministério pastoral Dom Merhi voltou da Argentina para o Líbano e pediu para viver como ermitão.

A Ordem Maronita Libanesa deu lhe a permissão e um ofereceu-lhe um eremitério com o beneplácito do Patriarca.”

A vida de Dom Charbel, como a daqueles religiosos eremitas que lhe antecederam é austera. Sua alimentação é suficiente para manter-se: alimenta-se uma vez por dia.

Ele afasta-se do mundo para conviver com Deus, não fala com os homens para melhor ouvir a Deus. A solidão e a oração enchem sua vida e torna curto o tempo que passa sem cessar ao seu lado. (JSG)

 
Comentários