Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Pregação Quaresmal: Cantalamessa indica prática da meditação pessoal
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 26/02/2016, Gaudium Press) – A segunda pregação quaresmal realizada para a Curia Romana, deu-se hoje, 26/02, na Capela Redemptoris Mater , com a presença do Papa Francisco.

OSSROM89396_Articolo.jpg
Foto L’Osservatore Romano

Os encontros são realizados nas sextas-feiras do período da Quaresma. Em sua pregação de hoje, Frei Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, propôs aos colaboradores da Cúria Romana uma reflexão sobre a constituição conciliar dogmática Dei Verbum, destacando o ponto referente à prática da meditação pessoal.

Nas palavras do Frei Franciscano Capuchinho, “Nenhuma voz humana atinge o homem com a profundidade com a qual atinge-o a palavra de Deus”.

Frei Cantalamessa baseou sua conferência nos passos propostos por São Tiago.

O primeiro destes passos é a escuta da Palavra:

“Esta primeira etapa abraça todas as formas e os modos com que o cristão entra em contato com a palavra de Deus: escuta da Palavra na liturgia, escolas bíblicas, subsídios escritos e – insubstituível – a leitura pessoal da Bíblia.”

O segundo passo sugerido por São Tiago e lembrado por Frei Cantalamessa consiste no “fixar o olhar” na palavra. Ou seja, ocupar-se por muito tempo na meditação ou na contemplação da Palavra de Deus.

O pregador da Casa Pontifícia recordou que a terceira etapa consiste na obediência à Palavra de Deus.

Isto significa colocar a Palavra em prática: “Obedecer à Palavra de Deus significa, na prática, seguir as boas inspirações. O nosso programa espiritual depende em grande parte da sensibilidade às boas inspirações e da prontidão com que respondemos a elas”.

Frei Cantalamessa concluiu sua pregação quaresmal da manhã de hoje com o pensamento de um antigo Padre do deserto, João Cassiano e fazendo uma correlação com o lema do Ano Jubilar:

“A nossa mente é como um moinho; o primeiro grão que é colocado na manhã é o que continua a moer durante todo o dia.

Apressemo-nos, portanto, a colocar neste moinho, desde o primeiro momento da manhã, o bom grão da palavra de Deus. Caso contrário, vem o demônio e coloca a erva daninha que, durante todo o dia, fará a moedura.

A palavra particular que colocamos hoje no moinho da nossa mente é o proposto como lema do ano jubilar: “Sede misericordiosos como vosso Pai celeste é misericordioso”.”
(JSG)

 
Comentários