Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bem-Aventurada Dulce dos Pobres: 24 anos de falecimento
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia – Brasil (Quinta-feira, 10/03/2016, Gaudium Press) – No dia 13 de março, domingo próximo, será comemorada a memória de Bem-aventurada Irmã Dulce dos Pobres.

Parece ter sido ontem que ainda vimos aquela mulher de corpo frágil e alma de lutadora, de vontade forte e despretensão que animava, movimentando-se de um lado para o outro, providenciando recursos para seus pobres, levando espiritualidade e esperança para todos.1IRMÃ DULCE.jpg

Parece que foi ontem que ela deixou o tempo e partiu para a eternidade.

Ela está na eternidade e, talvez por isso, o tempo parece não correr para nós também.

Sem embargo do que, o tempo vai passando sem ela. Mas, sua lembrança está cada vez mais presente. Em todos os lugares.

Por isso mesmo é que milhares de fiéis e admiradores da vida e obra da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres vão se reunir em Salvador no próximo domingo (dia 13 de março), para lembrar os 24 anos de falecimento do Anjo Bom do Brasil.

Uma Missa Solene será celebrada às 8h30, no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Avenida Bonfim, Largo de Roma).

Presidida pelo Frei Vandeí Santana, reitor do santuário, a Celebração Eucarística contará também com a presença de funcionários, pacientes, moradores, alunos, voluntários e religiosos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Todos desejosos de reviver horas ou simples contatos fugazes que com ela tiveram.

De acordo com o celebrante, Frei Vandeí, a Missa será oficialmente celebrada para marcar a lembrança da trajetória de amor e serviço da Mãe dos Pobres:

“Irmã Dulce ficou em nossa memória, em nosso coração, em nossas vidas e, sobretudo, na vida de todos aqueles que acorrem às Obras Sociais Irmã Dulce e se beneficiam deste grande legado de amor que ela deixou. Ela ficou e ficará (entre nós). Porque não obstante estes 24 anos de partida, uma certeza nos anima: sua ‘presença’ na ‘ausência'”.

História da Vida

Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes começou a manifestar interesse pela vida religiosa desde cedo, ainda no início da adolescência.

Aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré.

Em 1933, a jovem ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe).

No mesmo ano recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Já em 1935, o Anjo Bom iniciou um trabalho assistencial junto às comunidades carentes de Salvador, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe.

Em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do convento, após a autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes.

A iniciativa deu início à criação das Obras Sociais Irmã Dulce, considerada um dos maiores complexos de saúde 100% SUS (Sistema Único de Saúde) do país, com cerca de quatro milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

2IRMÃ DULCE.jpg

Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos.

Seu processo de canonização esta em andamento.

Para ser canonizada (declarada Santa) é necessária a comprovação de mais um milagre atribuído à freira baiana.

Em 2011 ocorreu a beatificação da religiosa. A partir de então passou a ser chamada de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações OSID)

 
Comentários