Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Comunidade baiana acolhe nova Imagem de Nossa Senhora Mãe da Igreja
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 14-03-2016, Gaudium Press) “A Mãe de Jesus é a nossa mãe, o modelo de Fé que nos leva a Cristo e como tal, sei que ela é a solução do mundo. Temos Nossa Senhora como o centro da nossa Fé”, declarou Antônio Souza, integrante do Terço dos Homens, um dos responsáveis por carregar a mais nova Imagem de Nossa Senhora Mãe da Igreja, coroada na matriz da paróquia que leva o seu nome, em Salvador.

Gaudium Press.JPG

A Imagem da Padroeira foi apresentada neste domingo, 13 de março, na Igreja dedicada a Nossa Senhora, no bairro de Plataforma. Na ocasião, houve uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, acompanhado pelo pároco, Padre Hermano Conceição de Jesus.

“Nós somos humanos e precisamos de símbolos, por isso a Igreja sempre valorizou as imagens, porque elas nos ajudam a elevar o pensamento para Deus, Jesus Cristo, Nossa Senhora, os santos. Deus não proíbe a confecção de imagem para veneração, para adoração é proibido, porque só Deus é o Senhor. Esta imagem vem lembrar-nos que ela é responsável pela Igreja pela qual seu filho deu seu sangue”, disse Dom Krieger.

De acordo com o Padre Hermano, a confecção de uma nova imagem surgiu através da necessidade de expressar de forma mais completa a devoção da comunidade. “Não iremos substituir a imagem antiga, mas sim trazer traços que ajudam na espiritualidade e devoção do povo. A iconografia da imagem é Maria que protege debaixo do seu manto toda a igreja, com representação das figuras do bispo, padre, religiosa, homenageando as irmãs sacramentinas que estão aqui desde a fundação da paróquia, e os leigos, explicou.

Moldada em argila, sendo fundida em resina, a nova Imagem de Maria Mãe da Igreja é uma obra do artista pernambucano Diego Andrade. Por sua vez, o alagoano Jorge Miguel Carnaúba ficou a cargo da pintura, rica em detalhes segundo as cores próprias de cada personagem que a compõe.

A inspiração para a nova imagem da Padroeira foi originada pelo Padre Hermano junto ao artista Jorge Miguel, com base na ideia de um dos painéis do teto da Igreja de São Francisco, no Pelourinho. Lá, Nossa Senhora se encontra acima dos frades franciscanos protegendo-os com suas bênçãos e misericórdia.

Neste novo símbolo da Fé da comunidade de Nossa Senhora Mãe da Igreja, é possível observar a disposição de Maria, que está no céu, sobre as nuvens, diante de Deus, protegendo a todos debaixo do seu divino manto.

A imagem conta ainda com as presenças de São João Paulo II, então papa na época da fundação da paróquia, bem como um bispo e um padre, representantes da hierarquia. Além deles, uma religiosa da Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento, mais um homem e uma mulher, representantes dos leigos da Igreja baiana, completam a composição do símbolo mariano.

Segundo Dom Krieger, a Fé consiste em conhecer a Cristo, bem como experimentar a força da Sua ressurreição. “Ninguém precisa buscar sofrimento, cada um tem a sua cruz, então, abrace a cruz da sua vida em comunhão com Jesus”, lembrou.

Também na Santa Missa, houve o instante em que os fiéis levaram até o altar as primeiras imagens de Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Sabendo que a imagem atual, no caso a mais nova, é coroada para nos lembrar a realeza de Maria Santíssima nos céus e na Terra, coube a duas irmãs da Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento a responsabilidade de levar a coroa até o altar.

“Este momento representa um crescimento da comunidade que conseguiu uma imagem que melhor representa a mensagem que Maria quer nos deixar”, afirmou irmã Alice, que inclusive, foi uma das testemunhas da fundação da paróquia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

 
Comentários