Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Jornada Missionária Salesiana 2016 estará dedicada à Oceania
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Terça-feira, 15-03-2016, Gaudium Press) “Venham em nossa ajuda!” é o tema da Jornada Missionária Salesiana que se comemorará em vários momentos de 2016 nas diferentes Inspetorias da Congregação fundada por São João Bosco ao redor do mundo. A jornada, que se realiza todos os anos em memória da Primeira Expedição Missionária Salesiana, estará dedicada este ano a Oceania.Jornada Missionária Salesiana 2016 estará dedicada à Oceania.jpg

“A Jornada Missionária Salesiana é uma excelente oportunidade para a animação missionária nas comunidades salesianas, nos grupos juvenis e na Família Salesiana. Trata-se de uma oportunidade para implicar as comunidades dos Salesianos e as comunidades educativo-pastorais (CEP) nas dinâmicas da Igreja universal, reforçando assim a cultura missionária”, dizem os salesianos a partir da agência ANS.

Foi Dom Bosco quem sonhou com a Missão dos salesianos na Oceania. Como narrou o santo italiano aos seus pupilos em julho de 1985: “Sonhei que chegava à Austrália e a grande quantidade de ilhas que formavam a Oceania e escutava a milhares de crianças que nos gritavam: – Venham em nosso auxílio. Por que não continuam a obra que outros já começaram? E muitos rodeavam a salesianos que não pude conhecer e os recebiam cantando: – Benditos os que vem em nome do Senhor”.

Depois continuou: “E me pareceu que em um futuro haverá ali nessas ilhas muito trabalho para os salesianos, e que os trabalhos deles produzirão muito bons frutos espirituais, porque a mão do Senhor estará constantemente ajudando-os se sabem agradecer os favores de Deus. Oh, se os salesianos de agora pudessem ver dentro de 500 anos o destino tão maravilhoso que Deus nos reserva para o futuro, se formos fiéis. Daqui a 150 ou 200 anos os salesianos estarão espalhados por todo o mundo”.

Justamente este sonho é o fio condutor do vídeo promocional da jornada que por estes dias a Família Salesiana está dando a conhecer. O audiovisual, de 44 minutos de duração, foi preparado por “Missioni Don Bosco” junto com o Dicastério para as Missões com o objetivo de apresentar a realidade dos salesianos na Oceania.

O vídeo inicia com o sonho missionário de Dom Bosco e faz um chamado aos salesianos para que continuem oferecendo-se generosamente neste continente e demais lugares de missão.

“Para nós Oceania é de verdade um momento oportuno. É um terreno fértil para o carisma salesiano, e um momento oportuno para anunciar a Jesus. Nosso carisma salesiano se arraigará mais e trará frutos se somos fiéis a Dom Bosco e aos jovens da Oceania”, diz Dom Ángel Fernández Artime, Reitor Maior dos Salesianos.

Por sua vez o Padre Guillermo Basannes, Conselheiro para as Missões Salesianas, no subsídio que apoia a Jornada Missionária Salesiana 2016, assinala que o evento é uma grande oportunidade “para uma abertura cognitiva e afetiva da povoação desta parte do mundo que para muitos é desconhecida; e portanto, uma boa oportunidade para conhecer e amar a mais jovens da Oceania; para acolher a chamada à disponibilidade missionária ‘ad gentes’ e ‘ad vitan’ na Oceania; e para promover a solidariedade com as comunidades salesianas da Região Leste da Ásia e Oceania”. (GPE/EPC)

 
Comentários