Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja nos EUA lança projeto de educação católica baseada no catecismo e na beleza
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Chicago – Estados Unidos (Segunda-feira, 21-03-2016, Gaudium Press) Um novo projeto de educação católica foi iniciado em Chicago, Estados Unidos, sob o nome de The Sanctuary Academy. O programa incorpora um modelo educativo chamado Acto Academy, os princípios da Catequese do Bom Pastor e a metodologia da Via da Beleza como ferramentas para levar crianças de seis a onze anos a ter um encontro com Jesus Cristo e deste modo transformar o mundo.

A particular aproximação do projeto, idealizado por Michael e Kelly Sullivan, surge da inspiração de dois livros. O primeiro deles é “The Case for a Catholic Education”, de Dr. Ryan Topping, que descreve a importância da educação católica e seu estado de crise nos Estados Unidos, não somente a nível financeiro e administrativo, mas a causa da perda da Fé de uma alta porcentagem da juventude. O segundo é a Via da Beleza, de David Clayton, o qual descreve como a beleza transforma o homem e o prepara para o encontro com Deus nos Sacramentos e na Liturgia.

Os criadores do projeto decidiram aplicar dois modelos educativos: o Acton Academy, que busca acelerar a aprendizagem das crianças através do incentivo de seu próprio interesse, em uma cultura de encontro, amor e beleza, e a Catequese do Bom Pastor. Esta última é uma forma de ensinamento da Fé que dispõem uma comunidade de vivência da prática religiosa na qual não se compartilha o conhecimento religioso como um conteúdo acadêmico, mas como uma parte integral da vida. Os Sacramentos se administram gradualmente a cada criança na medida que avança em sua maturidade da Fé em um processo de discernimento que inclui a família, os catequistas e o sacerdote.

Para poder dar início ao projeto, os criadores realizaram uma coleta de nove mil dólares através de crowdfounding para pagar as licenças necessárias. O objetivo foi alcançado em 16 dias, o que permitirá colocar em prática a nova instituição educativa. (GPE/EPC)

 
Comentários