Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


CNBB lança concurso para hino da Campanha da Fraternidade 2017
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Segunda-feira, 21-03-2016, Gaudium Press) A Campanha da Fraternidade do próximo ano terá seu hino escolhido através de um concurso promovido pela CNBB. O processo seletivo acontece em um único edital, letra e música, simultaneamente, podendo haver parceria entre letristas e músicos.

Os participantes terão de seguir a temática da CF 2017 “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, sendo que as características da letra do hino devem representar o conteúdo em profunda linguagem poética.

De acordo com a CNBB, é exigido também que o hino apresente alguma forma de rima, embora possam ser usados versos livres.

Os critérios para a análise da qualidade literária do texto, o edital recomenda aos compositores a leitura do subsídio técnico das Edições CNBB, intitulado “Canto e música litúrgica pós-Concílio Vaticano II: Princípios teológicos, litúrgicos, pastorais e estéticos”.

Outro fator importante de ser citado é sobre o emprego da função da linguagem, sendo o mais adequado ao momento litúrgico levado em consideração.

Já em relação às características da música, o edital lembra da presença do caráter vibrante e convocativo, melodias e ritmos fluentes em qualquer assembleia.

Vale ressaltar que a apresentação da composição deverá ser escrita em pauta musical, com a indicação dos acordes (cifras) para o acompanhamento instrumental.

As composições devem ser encaminhadas à CNBB até o dia 29 de abril. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários