Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja no Oriente Médio celebra centenário de falecimento de Beato Charles de Foucauld
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Argel – Argélia (Terça-feira, 22-03-2016, Gaudium Press) Com uma carta sobre o legado espiritual do Beato Charles de Foucault, os Bispos da Argélia preparam a celebração do primeiro centenário de falecimento do religioso no próximo dia 1º de dezembro, ao qual se dedica um ano especial de forma conjunta ao Ano da Misericórdia. Em Nazaré, Israel, a Igreja celebrou a visita do Beato durante três anos a esta região.

Igreja no Oriente Médio celebra centenário de falecimento de Beato Charles de Foucauld.jpg

“Charles de Foucauld continua sendo uma figura exemplar para nosso mundo e uma testemunha do Evangelho”, afirmaram os prelados da Argélia em sua declaração. “Sua vida esteve marcada pela oração, a adoração, o sentido profundo da Eucaristia, mas também pela presença de Jesus nos mais pobres”. A vida do Beato esteve marcada pelo retorno à espiritualidade do deserto, com uma vida de intensa oração e solidão no Saara argelino.

No evento em Nazaré, lugar onde chegou o Beato em 1897 e onde descobriu sua vocação de imitar a vida oculta de Jesus em sua infância e juventude, se compartilharam fotografias da época, anedotas de sua vida e reflexões sobre sua espiritualidade. O lugar selecionado para o encontro foi o teatro local de Cinemana e o tema do encontro foi a perfeita integração do Beato na mentalidade e espiritualidade do Oriente Médio, apesar de sua origem ocidental.

O ponto mais notável da jornada foi a intervenção do Patriarca emérito Dom Michel Sabbah, que aprofundou na filosofia do Beato de fazer-se um “irmão universal” de todos, disposição que praticou no deserto em uma região habitada pelos Touareg. O dia 1º de dezembro de 1916, o Beato Charles de Foucauld foi assassinado por um bando de foragidos em frente de sua ermita do deserto. Sua fama de santidade e a influência de seus escritos o converteram em uma figura relevante da Igreja. Foi beatificado por Bento XVI em 2005. (GPE/EPC)

 
Comentários