Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


II Romaria da Divina Misericórdia em Frederico Westphalen (RS)
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Frederico Westphalen – RS (Sexta-feira, 01/04/2016, Gaudium Press) – O Santuário Diocesano da Divina Misericórdia de Frederico Westphalen celebrará o grande jubileu do ano santo, no Domingo da Misericórdia, 03 de abril de 2016.

O Papa Francisco apresenta esta data, o Domingo da Misericórdia, dentro do Ano Santo como o grande Jubileu para todos os que aderem à espiritualidade da Divina Misericórdia.

Na Diocese de Frederico Westphalem a Novena da Divina Misericórdia teve início no dia 25 de março e vai até o dia 02 de abril.

A Novena à Divina Misericórdia deve começar na Sexta-feira Santa e deve ser preparada espiritualmente, conforme pede Jesus no Diário de Santa Faustina:

“O Senhor me disse para rezar o Terço da Misericórdia por nove dias antes da Festa da Misericórdia. Devo começar na Sexta-feira Santa. Através desta novena concederei às almas toda espécie de graças” (D. 796; cf. 1059; 1209).

A propósito dessa novena, Nosso Senhor ainda disse a Santa Faustina:

“Desejo que, durante estes nove dias, conduzas as almas à fonte da Minha misericórdia, a fim de que recebam força, alívio e todas as graças de que necessitam nas dificuldades da vida e, especialmente na hora da morte.

Cada dia conduzirás ao Meu Coração um grupo diferente de almas e as mergulharás nesse oceano da Minha misericórdia. Eu conduzirei todas essas almas à Casa de Meu Pai. Procederás assim nesta vida e na futura. Por minha parte, nada negarei àquelas almas que tu conduzirás à fonte da Minha misericórdia.

Cada dia pedirás a Meu Pai, pela Minha amarga Paixão, graças para essas almas”. (Diário de Santa Faustina)

Os temas da Novena

Cada dia da Novena que está sendo realizada no Santuário Diocesano da Divina Misericórdia de Frederico Westphalen traz um tema diferente:

1º dia) A Misericórdia Divina e a humanidade inteira (Benção da água).
2º dia) A Misericórdia Divina e os sacerdotes e religiosos (Benção das Velas).
3º dia) A Misericórdia Divina e as almas piedosas e fiéis (Benção dos pães).
4º dia) A Misericórdia Divina e aqueles que ainda não a conhecem (Benção do sal).
5 º dia) A Misericórdia Divina e os Cristãos separados da Unidade da Igreja (Benção das chaves das casas e carros).
6 º dia) A Misericórdia Divina e os mansos (Benção das Crianças).
7 º dia) A Misericórdia Divina e os que a veneram e a glorificam (Benção dos objetos de devoção).
8 º dia) A Misericórdia Divina e as almas que se encontram na prisão do Purgatório (Benção da saúde).
9 º dia) A Misericórdia Divina e as almas tíbias (Benção das Famílias).

No Domingo da Divina Misericórdia, 03 de abril, é o dia da grande Romaria. As atividades no Santuário iniciarão logo cedo.

Haverá Santa Missa, Adoração ao Santíssimo, uma segunda Missa e a benção dos quadros de Jesus Misericordioso.

Santuário Diocesano da Divina Misericórdia

O culto à Divina Misericórdia está baseado nos ensinamentos dados por Jesus a Santa Faustina Kowalska, como sendo um meio de extrema eficácia para a salvação das almas.

Esse culto constitui-se num autêntico movimento espiritual dentro da Igreja Católica. Sua mensagem, aos poucos, espalha-se pelo mundo inteiro.

São João Paulo II apoiou bastante essa devoção e a incentivou. Foi ele quem escreveu a encíclica “Dives in Misericórdia” (A Divina Misericórdia) e instituiu a Festa da Divina Misericórdia no 2º Domingo da Páscoa.

O culto à Divina Misericórdia constitui-se num mistério da nossa fé que alimenta e fortalece a caminhada do povo de Deus ao longo da história.

Na Diocese de Frederico Westphalen, o culto à Divina Misericórdia tem sido propagado pela Comunidade Morada do Senhor desde o seu início no ano de 1999. Desde a inauguração da Capela dedicada a Jesus Misericordioso no ano de 2005 sua propagação foi incrementada.

A partir do ano de 2006, sempre no domingo depois da Páscoa, celebramos a Festa da Divina Misericórdia, como pedia São João Paulo II.

No dia 05/10/2014, na memória de Santa Faustina, a igreja diocesana de Frederico Westphalen, reconheceu e elevou a, então, Capela dedicada a Jesus Misericordioso, à condição de Santuário Diocesano da Divina Misericórdia, por indicação do Bispo diocesano Dom Antonio Carlos Rossi Keller.

Desde então, constituiu-se como lugar de piedade popular, busca dos sacramentos da Eucaristia, da Reconciliação, repercutindo profundamente na vida espiritual de diversos grupos e paróquias que participam todos os anos no 2º Domingo da Páscoa, da Festa da Divina Misericórdia, bem como das celebrações e atendimentos semanais e encontros de espiritualidade realizados durante o ano todo.

Vivência da espiritualidade do amor Misericordioso de Jesus.

Sendo assim, o Santuário Diocesano da Divina Misericórdia é um meio de oferecer a todos os fiéis a vivência da espiritualidade do amor Misericordioso de Jesus.

A sede da Comunidade Morada do Senhor, onde se encontra o Santuário Diocesano, favorece um caminho de renovação espiritual, de conversão, de oração e de perdão previstos nas revelações da Divina Misericórdia, bem como a indulgência plenária na Festa da Divina Misericórdia, no 2º Domingo da Páscoa.

De modo particular neste Ano Santo da Misericórdia, a indulgência plenária é concedida a cada dia do ano, passando pela Porta Santa deste Santuário, da Catedral de Frederico Westphalen, bem como por outras Portas Santas elegidas pela igreja diocesana, desde que se tenha cumprido o que nos pede a Santa Igreja para alcançar a indulgência.

Por isso o Santuário da Misericórdia está oferecendo no Domingo da Misericórdia uma boa preparação antes de passarmos pela Porta Santa e entrarmos no Santuário. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Padre Neimar de Marco)

 
Comentários