Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja no Uruguai intervêm em polêmica sobre colocação de imagem de Nossa Senhora em local público
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Montevidéu – Uruguai (Quinta-feira, 07-04-2016, Gaudium Press) O Cardeal Daniel Sturla, interveio na polêmica sobre a colocação de uma imagem de Nossa Senhora na “Rambla de Buceo”, uma das avenidas centrais de Montevidéu. Algumas pessoas manifestaram que se trata de uma “invasão do espaço público”, ou de estratégia da Igreja para fazer proselitismo.

O purpurado declarou que “através dos meios de comunicação social temos diferentes maneiras de chegar às pessoas e não será uma imagem na ‘Rambla’ que tornará melhor nossa presença”. “Pensava somente que no Uruguai tivesse amadurecido uma laicidade positiva e que a presença de Nossa Senhora na rua era natural”.

O Cardeal Sturla explicou que o pedido para erigir a imagem foi iniciativa de um grupo de leigos católicos, e que “alguns dos conflitos que surgem entorno da nossa laicidade, quando tem a ver com a Igreja Católica, de acordo com nós tem a ver com algumas reflexões do que fica do laicismo combatente que se teve em nosso país há cem anos”.

“Colocar uma imagem de Nossa Senhora não significa apropriar-se de qualquer espaço público, da mesma forma que os monumentos de pessoas de diferentes partidos, correntes de pensamento, tradições… que já existe, não significam que a comunidade pertencente a este partido ou a esta tradição se apropriou daqueles lugares”.

A questão da imagem “é expressão de liberdade, e portanto de verdadeira laicidade”, ressaltou. (GPE/EPC)

 
Comentários