Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Relíquia de Dom Bosco chega neste sábado ao Panamá
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Panamá (Quinta-feira, 14-04-2016, Gaudium Press) Os fiéis devotos de São João Bosco no Panamá logo poderão venerar a relíquia do Santo dos salesianos no país latino-americano, isto graças a que a Congregação por ela fundada concedeu uma urna do santo italiano para que seja venerada permanentemente na Basílica de Dom Bosco na Arquidiocese do Panamá. A urna com a relíquia é uma réplica exata do corpo do santo que repousa em Turim, e em cujo interior se encontra o braço direito.

Relíquia de Dom Bosco chega neste sábado ao Panamá 1.jpg

A urna-relicário, que chegará à nação latino-americano no próximo sábado, 16, será uma das cinco que a Congregação Salesiana distribuirá nos cinco continentes, passando a fazer parte do patrimônio religioso da Igreja Católica panamenha e convertendo-se em foco de peregrinação não somente para este país, mas para toda América Latina.

A relíquia chegará à Basílica Menor no próximo sábado, procedente do Aeroporto Internacional de Tocumen. Seu recebimento está previsto para às 13h após uma caravana que realizará duas paradas prévias; uma da Paróquia São João Bosco de Pedregal e outra no Instituto Técnico Dom Bosco. Em sua chegada à Basílica haverá uma Solene Missa presidida pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa. Após a Missa, o templo permanecerá aberto por 24 horas para que os fiéis possam venerar a relíquia do santo italiano.

Na semana passada teve lugar na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, a entrega da relíquia no marco de uma Solene Missa presidida pelo Cardeal José Luis Lacunza, Bispo de David; e concelebrada por Dom Ulloa, além do sacerdote salesiano Miguel Giorgio, reitor e pároco da Basílica de Dom Bosco no Panamá.

Relíquia de Dom Bosco chega neste sábado ao Panamá 2.jpg

Esta urna é uma das cinco que a Congregação Salesiana preparou por ocasião da peregrinação mundial que se realizou por ocasião dos 200 anos do nascimento de Dom Bosco. As urnas são uma réplica exata da que se encontra em Turim. “Para facilitar os deslocamentos entre as distintas nações, foram preparadas mais urnas, ainda que se tenha excluído que várias urnas estivessem simultaneamente em peregrinação nas Inspetorias (…) Nos apresentamos então a questão de que uso e destino deviam ter estas urnas de Dom Bosco que contêm uma relíquia”, assinalaram desde a Congregação em nota de imprensa da agência de informação salesiana ANS.

Por esta razão a Igreja panamenha se enche de grande alegria o ter sido escolhida como destino para a relíquia, como comentou Dom Ulloa, citado em nota de imprensa da Arquidiocese do Panamá: “A presença salesiana no Panamá trouxe inumeráveis frutos, mas com a presença permanente desta relíquia haverá um impulso renovador para fazer mais presente a ação pastoral na educação através do sistema preventivo que Dom Bosco criou, aplicou e promoveu, convencido que deve oferecer as crianças e aos jovens alternativas para descobrir seu projeto de vida na Igreja e na sociedade”.

Além disso, comentou que há a intenção que muito em breve a urna peregrine pelas diferentes dioceses panamenhas para que possa ser venerada pelos fiéis do país.

Relíquia de Dom Bosco chega neste sábado ao Panamá 3.jpg

O Santuário de Maria Auxiliadora em Nairobi, Quênia; a Casa Mãe da Inspetoria salesiana na China; o templo de Dom Bosco em Cherrapunji na Índia; e o templo de Dom Bosco em Brasília, são os outros destinos das demais urnas.

Entretanto, a urna com o corpo do Santo em Turim, seguirá sendo o epicentro das peregrinações salesianas na Europa e também no mundo. (GPE/EPC)

 
Comentários