Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bolívia: Corpus Christi será ocasião para viver as Obras de Misericórdia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Cruz de la Sierra – Bolívia (Sexta-feira, 22-04-2016, Gaudium Press) A festa de Corpus Christi do próximo 26 de maio se viverá de forma especial na Arquidiocese de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, já que a jurisdição eclesial busca promover para esta data as Obras de Misericórdia. Assim anunciou a mesma diocese através de uma nota de imprensa difundida em seu site.

Bolívia Corpus Christi será ocasião para viver as Obras de Misericórdia.jpg

Tal como foi informado, a Arquidiocese celebrará a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo em união com o pedido que fez o Santo Padre Francisco ao convocar o Ano Santo da Misericórdia, quando chamou a refletir sobre as Obras de Misericórdia corporais e espirituais.

Como já é tradição na Diocese, a Solenidade ocorrerá em um encontro massivo no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, onde terá lugar a procissão com o Santíssimo Sacramento e se celebrará a Santa Missa. A comissão a cargo da solenidade já se encontra nos preparativos da festa Eucarística, uma das mais significativas e coloridas da Arquidiocese.

“Unidos pelo pão da Misericórdia”, será o tema do evento, para assim “manifestar a centralidade de Cristo como pão de Misericórdia que se dá em alimento na eucaristia a todo o seu povo”, explica a jurisdição eclesial.

Redescobrir as Obras de Misericórdia

O próprio Santo Padre na Bula “Misericordiae Vultus”, com a qual convocou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, assinalou que é seu vivo desejo que durante este ano os fiéis cristãos reflitam e ponham em prática as 14 obras de misericórdia.

“Será um modo para despertar nossa consciência, muitas vezes anestesiada diante do drama da pobreza, e para entrar ainda mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina. A pregação de Jesus nos apresenta estas obras de misericórdia para que possamos nos dar conta se vivemos ou não como seus discípulos”, escreve o Papa Francisco.

O Pontífice, no mesmo documento, também faz um convite: “Redescubramos as obras de misericórdia corporais: dar de comer ao faminto, dar de beber ao sedento, vestir ao nu, acolher ao forasteiro, assistir aos enfermos, visitar aos presos, enterrar aos mortos. E não esqueçamos as obras de misericórdia espirituais: dar conselho ao que necessita, ensinar ao que não sabe, corrigir ao que erra, consolar ao triste, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas chatas, rogar a Deus pelos vivos e pelos defuntos”.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, as Obras de Misericórdia “são ações caritativas mediante as quais ajudamos ao nosso próximo em suas necessidades corporais e espirituais”.

Entre as obras corporais, como se sublinha no mesmo documento, a esmola que se dá aos pobres “é um dos principais testemunhos da caridade fraterna; é também uma prática de justiça que agrada a Deus”. (GPE/EPC)

 
Comentários