Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Amato preside beatificação de cinco mártires na Catedral de Burgos, Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Burgos – Espanha (Segunda-feira, 25-04-2016, Gaudium Press) O Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, presidiu a beatificação de cinco mártires na Catedral de Burgos, Espanha, no dia 23 de abril. Na cerimônia, na qual participaram o Núncio Apostólico na Espanha, Dom Renzo Fratini, o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Ricardo Blázquez, o Cardeal Antonio María Rouco Varela e o Arcebispo de Burgos, Dom Fidel Herráez Vegas, entre outros prelados, contou com a presença de mais de 200 familiares dos mártires.

Cardeal Amato preside beatificação de cinco mártires na Catedral de Burgos, Espanha.jpg

O histórico ato marcou a primeira cerimônia de beatificação realizada nos mais de mil anos de história da Catedral e significa a chegada aos altares do sacerdote Valentín Palencia e quatro jovens, que deram sua vida pela fé há quase 80 anos. “A glorificação dos mártires é uma boa notícia para todos”, indicou o Cardeal Amato em sua homilia. “Eles tem semeado amor, não ódio; praticado a caridade com todos, sobretudo com os necessitados, e transmitido o calor da presença de Deus inclusive no coração daqueles que os matavam”.

Para o purpurado, “os mártires fazem mais bela e habitável a casa do homem, convidando a não repetir o passado obscuro e sangrento, mas construindo um presente mais luminoso e fraterno”. O Cardeal destacou que a memória do heroico sacrifício do Beato Valentín Palencia e seus companheiros de martírio “não somente não se apagou, mas se manteve sempre viva no coração dos sacerdotes e fiéis” da Arquidiocese de Burgos. O testemunho de morrer perdoando aos seus agressores é mostra da valentia e audácia de sua Fé e sua busca de uma “humanidade não fratricida, mas fraternal”.

A cerimônia solene foi acompanhada pelo Coral Santa Maria, a Escolania de Pueri Cantores da Catedral, la Schola Cantorum do Círculo Católico, o Coral de Suances e uma orquestra de mais de vinte jovens. A pintura que ilustra aos novos Beatos, descoberta durante o rito de beatificação é obra do pintor Cándido Pérez Palma, também oriundo de Burgos, e na cerimônia se veneraram algumas relíquias pertencentes aos Beatos, como o Rosário do Beato Padre Valentín e as partidas do Batismo de seus companheiros de martírio.

A Arquidiocese de Burgos conta com 172 mártires por causa da perseguição religiosa do século XX e é a Diocese espanhola com maior número de mártires. (GPE/EPC)

 
Comentários