Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Samurai mártir: filme documentário quer ser exemplo e agradecimento
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – (Segunda-feira, 25-04-2016, Gaudium Press) – O documentário “Ukon, o Samurai” acaba sendo um modo de expressar publicamente um agradecimento pelo fato de a Igreja Católica ter reconhecido o Samurai Takayama Ukon como mártir.

Samurai Takayama Ukon.jpg

Ukon nasceu em 1552, poucos anos depois das missões pregadas por São Francisco Xavier. Seu pai foi um dos primeiros católicos do país e batizou Ukon

Trata-se de um dos principais nobres samurais do Japão do século XVI e uma das principais figuras do cristianismo japonês. Pela sua importante posição social, Takayama Ukon converteu muitos de seus vassalos.

A diretora do documentário, Lia Beltrami, diz que “Muitos dos nobres japoneses fizeram-se cristãos. Depois Takayama converteu-se em um dos principais do império e todos seus servos converteram-se à fé católica”.

Mas nada evitou que o Samurai cristão saísse do país por causa de uma das mais duras perseguições religiosas da história que assolou o país do ‘sol nascente’.

Takayama refugiou-se por isso nas Filipinas, onde tornou-se um dos principais católicos do país.

“Depois de sua morte nas Filipinas, Ukon foi honrado com funerais de Estado. E foi reconhecido imediatamente como santo.
Ele era tão querido e tido como um ‘servo fiel a Deus’ que os filipinos erigiram em sua homenagem um monumento.
E, nas Filipinas, Takayama Ukon é conhecido por todos os católicos, mais até que no Japão”.

Ao contrário dos nobres japoneses de sua categoria, Takayama Ukon não praticou o costume pagão do haraquiri. Ele morreu, naturalmente, por motivo de uma enfermidade, porém, é considerado mártir. E isso por causa da feroz perseguição e tormentos pelos quais teve que passar em defesa de sua Fé Católica.

Os promotores do filme documentário têm a esperança de que divulgação da história do samurai mártir ajude os jovens japoneses a conhecer sua história e assim possam tê-la como exemplo.

A Beatificação de Takayama Ukon pode ser já no próximo ano. (JSG)

 
Comentários