Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Carmelitas Descalças comemoram 400 anos de presença no México
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quinta-feira, 28-04-2016, Gaudium Press) As Carmelitas Descalças seguem as comemorações. Depois dos festejos pelo V Centenário de Santa Teresa de Jesus, reformadora da Ordem e fundadora dos conventos carmelitanos, a Igreja mexicana celebrou os 400 anos da presença da comunidade no país.

Carmelitas Descalças comemoram 400 anos de presença no México 1.jpg

A homenagem principal ocorreu no dia 03 de abril, Domingo da Divina Misericórdia, durante uma Solene Eucaristia presidida pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo e Primaz do México no Claustro de São José. Na Missa estiveram presentes o Provincial da Ordem do Carmelo, Frei Ricardo Pérez, OCD, junto com os sacerdotes Carmelitas Descalços e diocesanos, além de amigos da família do Carmelo.

“Toda a comunidade aí reunida deu graças a Deus por esta graça de celebrar a presença e ternura de Jesus Cristo que acompanha as nossas irmãs dia após dia neste seu ‘palomarcito’ da Virgem durante estes 400 anos de fundação”, diz comunicado emitido pela Ordem dos Carmelitas Descalços do México.

Sobre este acontecimento fez referência a Irmã Maria do Carmo do Espírito Santo, Carmelita Descalça, que foi entrevistada pelo semanário diocesano Desde la Fe. A religiosa afirmou que a comemoração dos quatro séculos de existência em terras mexicanas é muito importante, porque manifesta a gratidão ao Senhor que, fiel e misericordioso, conservou a Ordem Carmelita.

Carmelitas Descalças comemoram 400 anos de presença no México 2.jpg

“Estamos agradecidas a Deus nosso Pai, pelos dons de graça e luz com que enriqueceu nossa comunidade ao longo dos 400 anos. Agradecemos também a tantas pessoas de boa vontade que se fazem presentes em meio de nossas necessidades -sacerdotes, famílias, bem feitores, amigos e conhecidos-; pelo seu apoio material e espiritual”, expressaram as religiosas carmelitas.

O Mosteiro de São José e Santa Teresa “Tlacopac” foi fundado no dia 1º de março de 1616 pela religiosa espanhola Inés de Castillet, em companhia da monja mexicana, Mariana da Encarnação; ambas Concepcionistas e com o anelo de fundar uma comunidade na qual pudessem dedicar tempo completo à oração e ao recolhimento. Após informar-se das Obras de Santa Teresa de Jesus, decidem fundar o primeiro convento de Carmelitas Descalças no México.

Depois de alguns insucessos, e graças a ajuda generosa de benfeitores e do povo em geral, que contribuíram com esmolas e doações, o Convento começa a funcionar diante do Palácio Arcebispal, iniciando caminho sob as Constituições de Santa Teresa de Jesus.

Os festejos pelos quatro séculos de presença no México começaram oficialmente no dia 1º de março de 2015, data que marcou o início de um Ano Jubilar, que culminou em abril.

Carmelitas Descalças comemoram 400 anos de presença no México 3.jpg

Como parte das comemorações, a Ordem de Carmelitas Descalças anunciou que dentro de pouco se apresentará o livro “Mosteiro de Carmelitas Descalças de São José” de autoria de Manuel Ramos.

Atualmente no México existem 37 mosteiros de Carmelitas Descalças e 16 casas de frades Carmelitas. (GPE/EPC)

 
Comentários