Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja colombiana apresenta o aplicativo ‘Ordo’
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 28-04-2016, Gaudium Press) Dirigida aos Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, assim como aos agentes de pastoral e fiéis em geral, recentemente se apresentou na Colômbia o ‘app’ do Ordo, que permite acessar as orientações para celebrar a Eucaristia e a Liturgia das Horas tal como o indica a Igreja.Igreja colombiana apresenta o aplicativo 'Ordo' 1.jpg

O Padre Jairo Alberto Montoya, diretor do Departamento de Liturgia da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), a cargo desta iniciativa, comentou que se viu a necessidade de levar o Ordo aos novos meios de comunicação para anunciar o Evangelho.

Recordou também que o Ordo “é um livro litúrgico por meio do qual a Igreja apresenta as orientações teológicas bíblicas e pastorais para a celebração da Eucaristia e da Liturgia das Horas. E através desta celebração faz memórias e atualizar o Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

A diferença do Ordo tradicional, utilizado nas sacristias, o ‘app’ é uma versão que está ao alcance de todos, especialmente dos fiéis. O Padre Montoya comentou que é a mesma versão do Ordo, mais prática, no sentido de que se pode levar de maneira fácil, com a possibilidade de compartilhar com outras pessoas, já que basta baixar o aplicativo para utilizá-lo.

O Ordo contêm o guia para a celebração da Eucaristia diária, quer dizer, as leituras correspondentes e o santo do dia. Enquanto a Liturgia das Horas, o Ordo apresenta os elementos para cada dia, além do Tempo Litúrgico. Sendo um guia prático para o anúncio do Evangelho, como comentou o Padre Montoya.

O aplicativo contou com a colaboração do Departamento de Comunicação Social do Episcopado Colombiano. O Padre José Elver Rojas, diretor do mesmo assinalou que “estar em dia com as Igreja colombiana apresenta o aplicativo 'Ordo' 2.jpgtecnologias para nós como Igreja é a oportunidade de responder aos desafios que tem o Evangelho hoje, que nos exige ajustar-nos a uns contextos e a umas culturas, como o é a cultura digital, na qual não devemos perder as oportunidades em nenhum momento para que sejam ferramentas que nos permitam seguir evangelizando”.

Disse que o novo aplicativo “permitirá aos sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos comprometidos, ao sacristão das paróquias, seguir passo a passo a Liturgia das Igreja”.

“Recebam este aplicativo como um instrumento em suas mãos, para que tirem muito proveito”, acrescentou.

O ‘app’ se diferencia de outros, porque contêm as celebrações e dias dos santos que são particulares para a Igreja na Colômbia, além de um diretório dos Bispos do país, com sua data de ordenação episcopal, assim como uma agenda para planificar as atividades pastorais.

A ferramenta está disponível no Google Play para os sistemas operativos Android. Em breve também se poderá descarregar na App Store para os sistemas iOS. O Ordo também se encontra no website www.ordocolombia.cec.org.co. (GPE/EPC)

 
Comentários