Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Dom Dario Viganò aponta critérios para a reforma da mídia vaticana
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28/04/2016, Gaudium Press) – O Prefeito da Secretaria vaticana para Comunicação, Dom Dario Edoardo Viganò, afirmou aos participantes do 10º Seminário de Comunicadores, na quarta-feira, 27/04, em uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé que “A reforma dos meios de comunicação do Vaticano para ser eficaz deverá abranger não somente as estruturas, mas também os processos de comunicação. ”

Estavam presentes na coletiva 400 comunicadores de 40 países todos eles participantes de um seminário promovido pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma.

Dom Vigàno desenvolveu uma temática sobre “A Igreja e os novos desafios da comunicação”.

Critério da reforma

O atual Prefeito da Secretaria vaticana para Comunicação disse que o critério fundamental, a palavra-chave para entender a reforma em andamento dos meios de comunicação vaticanos, é “o critério apostólico”. Desse critério, disse ele, é que seguem todos os outros:

“O objetivo é fazer com que o Evangelho e o Magistério do Papa cheguem ao coração das pessoas, de todos. Este critério apostólico deve ser declinado de forma que não substitua a comunicação das Igrejas locais e ao mesmo tempo apoie as comunidades eclesiais que mais precisam”, afirmou.

Mudanças na comunicação

Mons. Viganò reiterou que a reforma dos meios de comunicação do Vaticano não é somente uma “mudança semântica”, uma maquiagem ou uma simples integração ou coordenação de estruturas. “Trata-se de repensar a comunicação vaticana a fim de torná-la eficiente sobretudo num momento em que, com o desenvolvimento da mídia digital, é necessária uma maior convergência e interatividade. Em particular, é preciso repensar os processos de produção de forma transversal a fim de levar a um ‘novo fluxo comunicativo’.

Um sistema de comunicação novo que seja atual no âmbito tecnológico, mas que ao mesmo tempo não se esqueça das realidades mais carentes, também no âmbito da comunicação.” (JSG)

 
Comentários