Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Scherer: “Temos que recolocar a família no centro da pastoral da Igreja”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São Paulo (Sexta-feira, 29-04-2016, Gaudium Press) O Colóquio sobre a Exortação Apostólica Pós-sinodal do Papa Francisco Amoris laetitia, realizado no Auditório Paulo Apóstolo, da Paulinas Editora, nesta segunda-feira, 25, contou com a presença do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer.

Gaudium Press.jpg

Neste dia, o purpurado discursou sobre o papel da Igreja em meio às questões familiares: “temos que recolocar a família no centro da pastoral da Igreja”, disse.

“A educação para o amor e o compromisso cristão na família” foi o tema do evento, no qual foi apresentado pelo Cardeal Scherer a estrutura da Exortação Apostólica do Santo Padre.

O Arcebispo ressaltou o fato do Papa não iniciar o texto a partir das dificuldades enfrentadas pelas famílias, e muito menos pelas perspectivas pastorais, mas a partir da expressão “a alegria do amor que se vive nas famílias é também júbilo da Igreja”.

“Talvez, a expectativa era que o Documento do Papa falasse imediatamente ou dos problemas das famílias, ou das suas situações difíceis. O Papa fala disso, mas não somente. A família é o centro da reflexão e, portanto, a temática vai muito além de um ponto ou de outro”, explicou.

Ainda segundo Dom Odilo, logo no primeiro capítulo do documento, é esclarecido que o desejo de Francisco é justamente tratar da família a partir de enfoques sociológico e psicológico, uma vez que “a Igreja fala da família a partir daquilo que lhe é próprio, da luz da Fé, da Palavra de Deus”.

Desta forma, continuou, o Pontífice mostra que “a família ao longo da história do povo de Deus é uma realidade onde Deus se manifesta”, porque “as realidades familiares são como que linguagens para a revelação divina”.

Quando se referiu às perspectivas pastorais, O Cardeal de São Paulo destacou que o Papa pede um renovado interesse da Igreja em relação à família, tirando todos da “zona de conforto”.

“Talvez, até agora, a família ocupa na vida pastoral das nossas paróquias, organizações eclesiais, um aspecto muito periférico”, analisou.

Por fim, o Arcebispo reforçou que a Igreja deve se colocar de maneira concreta diante das famílias e suas situações. “A Igreja convida a fazer caminho de acordo com a situação de cada um”, observou.

“A família não é um problema, é uma possibilidade, um recurso, entre tantos que existem no mundo”, concluiu Dom Odilo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

 
Comentários