Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Fiéis baianos comemoram os 516 anos da primeira missa no Brasil
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Porto Seguro – Bahia (Sexta-feira, 29-04-2016, Gaudium Press) Os 516 anos da primeira missa no Brasil foram festejados pelos fiéis baianos nesta terça-feira, 26, durante cerimônia presidida pelo bispo da Diocese de Eunápolis, Dom José Edson Santana Oliveira.

view (2).jpg

“Que essa missão seja um grande incentivo, como nossos irmãos andaram dias e dias sobre este mar para nos trazer a grande riqueza do Evangelho. Hoje caminhamos sobre seus passos e suas convicções: a alegria missionária de ser, de fato, uma Igreja em saída: uma Igreja que é peregrina, que vai ao encontro do outro”, disse o prelado.

A celebração aconteceu na praia de Coroa Vermelha, local marcado pelo desembarque dos sacerdotes da esquadra de Pedro Alvares Cabral e a realização da primeira missa em solo então habitado pelos índios, quatro dias após o anúncio do Descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500.

Neste dia, milhares de fiéis compareceram, bem como representantes da comunidade indígena Pataxó, padres e religiosos. Além deles, estiveram presentes os jovens participantes da 3ª Semana Missionária da Diocese de Eunápolis, que desde o dia 17 de abril estavam reunidos para anunciar o Evangelho à comunidade baiana.

Na celebração, o bispo Dom José Edson, depois de olhar para a cruz instalada no local da primeira missa, rememorou o chamado do apóstolo São Paulo, em sua carta aos Gálatas.

“Na cruz está a vida e ressurreição. Que possamos olhar para a cruz de Cristo que nos salvou e nos libertou”, disse.

Além disso, houve o momento em que os indígenas participaram do ofertório e da coroação de Nossa Senhora da Esperança, considerada a primeira imagem da santa trazida pelos portugueses ao território brasileiro. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários