Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Com cruzes de flores celebrarão na Espanha a Festa da Cruz de Maio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Valência – Espanha (Terça-feira, 03-05-2016, Gaudium Press) Por ocasião da festa da Santa Cruz, que se celebra no próximo dia 03 de maio, Valência se prepara para enfeitar neste final de semana suas ruas com as cruzes de maio adornadas com flores. Segundo anunciou a agência AVAN, da Arquidiocese espanhola, um total de 51 cruzes serão instaladas por vários pontos da cidade para recordar o encontro da Cruz de Jesus Cristo, ocorrida na Idade Média, origem desta celebração.Com cruzes de flores celebrarão na Espanha a Festa da Cruz de Maio.jpg

As cruzes vem sendo elaboradas com flores naturais e frescas e adornadas com flores secas, plantas, pedras e jogos de luz e água; por parte de diferentes paróquias, associações culturais, comissões festivas, entre outros, que se inscreveram para participar em um concurso convocado pela sociedade cultural valenciana ‘Lo Rat Penat’ com a colaboração da Prefeitura de Valência.

Outras cidades da Espanha, como Granada, também comemoram a Festa da Cruz de Maio elaborando cruzes com flores, normalmente de cores branca e vermelha. Também se realizam outras de menor tamanho que são levadas em procissões e alçadas por passos.

No mundo também há tradições similares, como na Colômbia, onde elaboram cruzes pequenas com folhas secas e flores, que depois são colocadas nas casas. Neste país também se costuma rezar “Los Mil Jesuses”, que consiste em repetir mil vezes o nome de Jesus, para pedir a Ele sua proteção durante todo o ano.

Entretanto no Peru, particularmente na região de Tacna, diferentes irmandades elaboram cruzes que são localizadas no alto dos montes. Cada cruz é baixada à Catedral local para que sejam veneradas pelos fiéis da região.

Ainda que a festa da Cruz de Maio tem um sentido popular sua origem é do século IV na época do imperador Constantino I o Grande de quem se disse antes de enfrentar-se aos bárbaros teve uma visão que o marcou: viu uma Cruz no céu que sobre ela dizia “com este sinal vencerás”. De imediato mandou construir uma Cruz que foi colocada diante do seu exército, saindo este vencedor sem problema algum.

Tempo depois o imperador encomenda a sua mãe, Santa Helena, a missão de buscar a verdadeira cruz onde morreu Cristo. Ela se dirige a Jerusalém, e com a ajuda de uns sábios sacerdotes, encontra três madeiros ensanguentados no Monte Calvário. Se conta que para determinar qual era a Cruz na qual havia morrido Jesus, pediram a pessoas enfermas que tocaram uma a uma as três cruzes, notando que uma em particular sanava aos enfermos.

A Igreja Católica comemora em duas ocasiões no ano o Dia da Cruz: o 03 de maio, quando se recorda seu descobrimento, e o 14 de setembro, data de sua Exaltação. A primeira delas se relaciona com o encontro do madeiro da Cruz onde morreu Jesus. (GPE/EPC)

 
Comentários