Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Praga comemora a Coroação do Santo Menino Jesus
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Praga – República Checa (Terça-feira, 03-05-2016, Gaudium Press) A imagem do Menino Jesus de Praga desperta em muitos crentes uma especial devoção. De rosto sereno e amável, que expressa inocência e ternura, coroado e abençoando com sua mão direita, enquanto a esquerda sustenta o universo, esta preciosa estátua -venerada na Igreja de Santa Maria da Vitória em Praga, República Checa- é uma bela representação do Menino Jesus Rei do Universo.Praga comemora a Coroação do Santo Menino Jesus 1.jpg

No dia 1º de maio se celebrou sua coroação, uma tradição que nasceu no século XVII e se comemora a cada ano em seu Santuário em Praga. “A celebração da coroação da estátua do Menino Jesus se celebra anualmente no primeiro domingo de maio. Ela expressa a crença que o Menino Jesus é o rei misericordioso do mundo”, explicam a partir do website do Santuário do Menino Jesus de Praga na República Checa.

Os festejos começaram no sábado, 30 de abril, às 09h com uma Celebração Eucarística em Checo. Depois, às 17h, foi a Missa em espanhol, e às 18h, a procissão e Missa em Checo. A procissão, que foi feita com uma réplica da venerada imagem, se iniciou na igreja de Santa Maria da Vitória, percorreu as ruas próximas e retornou ao Santuário.

A Missa de coroação, presidida pelo Padre Jeronym Joseg Ertel, OCD, foi no domingo, 1º de maio, às 10h. Posteriormente, desde às 12h, se celebraram sucessivas missas em inglês, espanhol e italiano.

Durante todo o final de semana, a imagem do Menino Jesus foi descida de seu altar e exposta no presbitério para a veneração dos fiéis.

Esta tradicional cerimônia de coroação do Divino Infante nasceu em 1651 quando o Conde Martiniz, Gran Márquez da então Bohemia, presenteou uma bela coroa de ouro esmaltada, com pérolas e diamantes ao Menino Rei. Para sua coroação se levou a cabo uma peregrinação pelas igrejas da cidade.

Já no ano 1655, o então Bispo de Praga coroou solenemente a estátua com uma coroa que lhe obsequiou Bernard Martiniz, que por então era o maior dos burgraves do reino checo. O Menino Jesus recebeu em 1820 outra coroa, que foi utilizada em sucessivas cerimônias de coroação até o ano de 2009, quando Bento XVI lhe presentou uma durante sua visita ao Santuário. A coroa do Pontífice Emérito é a que atualmente tem a venerada imagem.Praga comemora a Coroação do Santo Menino Jesus 2.jpg

A bela efígie do Menino Jesus de Praga é procedente da Espanha. Se desconhece o artista que a elaborou, mas se sabe que foi na segunda metade do século XVI. De acordo com uma lenda, a imagem foi elaborada por frei José de la Santa Casa, a quem milagrosamente lhe apareceu o Menino Jesus, sendo o próprio pequeno quem lhe posou para que o esculpisse.

De acordo com os dados históricos, a efígie chegou a Praga procedente da Espanha no ano 1556 das mãos da Duquesa María Manríquez de Lara, que estava casas com Vratislav de Pernstejna, e deu como presente de bodas à sua filha, Polyxenia de Lobkowicz, a preciosa figura. Outra lenda diz que a imagem era propriedade de Santa Teresa de Jesus, que tinha grande fervor pelo Divino Infante -prova disso é a propagação de sua devoção por todas as casas do Carmelo- dando a imagem como presente a uma amiga cuja filha se casaria em Praga.

É a filha da duquesa que em 1628 doa a pequena imagem ao Mosteiro dos Carmelitas Descalços em Praga -Igreja de Santa Maria a Vitória, atual Santuário do Menino Jesus-, que por então passava por várias penúrias econômicas. Ao apresentar-se aos religiosos, Polyxenia lhes disse: “Aqui lhes trago o objeto de meu maior apreço neste mundo. Honrai e respeitai ao Menino Jesus e nunca os faltará o necessário”. (GPE/EPC)

 
Comentários