Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Mais de 200 mil peregrinos atravessam o deserto e honram a Virgem de Chapi no Peru
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Arequipa – Peru (Terça-feira, 03-05-2016, Gaudium Press) Com um chamado a viver a santidade, mais de 200 pessoas viveram uma grande festa de Fé no último final de semana no Santuário da Virgem de Chapi, no Peru. Os milhares de peregrinos, que chegaram ao lugar atravessando 60 quilômetros de deserto desde Arequipa, agradeceram a Nossa Senhora a “Mamita” -como a chamam carinhosamente- as inumeráveis bênçãos que lhes concedeu.

Mais de 200 mil peregrinos atravessam o deserto e honram a Virgem de Chapi no Peru 2.jpg

O evento, que começou desde a manhã do dia 30 de abril com sucessivas celebrações eucarísticas, teve como ato central a Solene Missa do dia 1º de maio, presidida pelo Arcebispo de Arequipa, Dom Javier Del Río Alba, às 11h. Na ocasião os fiéis ganharam a Indulgência Plenária, outorgada com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Durante a homilia da celebração Eucarística, o prelado assinalou: “Devemos pedir-lhe à Mamita de Chapi que nos faça mais santos cada dia. Queremos que também a porta de seu Santuário seja Porta Santa, assim que receberemos a Indulgência Plenária, que é a remissão das culpas que nos produz o pecado”.

Referindo-se a Maria, recordou que ela sempre esteve ao lado de seu Filho, e chamou a todos para imitá-la: “Quando todos o abandonaram crendo-o derrotado pela morte, ali esteve ela, porque sabia quem era Ele. Que seja revelação também que se faça presente em nossa vida, aceitando a Jesus como nosso salvador”.

Dom Del Río Alba também se referiu à construção do novo templo que vem se adiantando, assinalando que já tem um avanço de 60%. O novo lugar de culto terá uma capacidade para 4 mil pessoas que poderão participar das Missas que ali se celebrem.

Após a Missa, a venerada imagem da Virgem de Chapi -vestida de um belo traje branco e manto vermelho- saiu em procissão pela explanada do Santuário.Mais de 200 mil peregrinos atravessam o deserto e honram a Virgem de Chapi no Peru 1.jpg

Treze foram as celebrações Eucarísticas que ocorreram durante os dias da comemoração mariana -30 de abril e 1º de maio-. A Missa inaugural ocorreu às 15h do sábado. Na ocasião também se ofereceu o Sacramento do Batismo, se orou o Santo Rosário para marcar o início do mês mariano e se ofereceu a tradicional serenata à “Mamita” de Chapi.

As origens da devoção à Virgem de Chapi datam do século XVIII com a chegada da venerada imagem a partir da Espanha, levada ao Peru muito provavelmente pelos missionários franciscanos a cargo do curato de Potosí, ao qual pertencia Chapi. Outra tradição diz que a efígie chegou pelas mãos dos Jesuítas, que por então haviam se estabelecido em Moquegua.

A imagem é uma bela representação da Virgem da Candelária coroada, que leva consigo ao Menino Jesus, representado também como o pequeno Rei. Ela foi coroada por São João Paulo II durante sua visita ao Peru em 1985.

Sua festividade é todos os anos no dia 02 de maio, com o fim de marcar o início do mês mariano. Este dia, ou o final de semana mais próximo à data, milhares de peregrinos se reunirão em seu Santuário, sendo a festividade mariana mais importante da Arquidiocese de Arequipa. Esta invocação também se celebra no dia 02 de fevereiro, dia da Candelária, e no dia 08 de setembro, a Natividade da Virgem Maria. (GPE/EPC)

 
Comentários