Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Jubileu das Crianças na Catedral de Santiago de Compostela
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santiago de Compostela – Espanha (Quinta-feira, 05-05-2016, Gaudium Press) Por um dia a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, contou com uns peregrinos muito especiais: as crianças. O templo, no qual se encontra o túmulo de um dos apóstolos de Jesus e que é meta do conhecido Caminho de Santiago, acolheu no último sábado, 30 de abril, o IV Encontro Diocesano de Crianças e Jubileu dos pequenos, que levou por tema “Estamos em obras… construindo misericórdia”.

Jubileu das Crianças na Catedral de Santiago de Compostela.jpg

A jornada teve como epicentro a passagem pela Porta Santa da Misericórdia e a Celebração Eucarística que presidida por Dom Julián Barrio, Arcebispo de Santiago de Compostela, na Catedral.

Durante a homilia, o prelado agradeceu a presença das crianças e lhes explicou que Deus “nos deixou três grandes presentes”, que são seu amor, o Espírito Santo e a paz. Também lhes recordou que Nosso Senhor pediu a todos “que lhes ameis e que ameis aos demais”, e os chamou a acolher o Espírito Santo nos corações para assim ser suas testemunhas.

Em outro momento, lhes chamou a ser solidários com as crianças necessitadas que não contam com o suficiente para beber, comer ou estão tristes. “Abri os olhos de vossos corações para ver o que necessitam os demais”, e “ver o que necessitam vossos pais (…) Os demais necessitam de vosso amor e vossa alegria”, disse Dom Barrio.

Ao concluir a Eucaristia os pequenos receberam um presente: poder ver o botafumeiro, símbolo da Catedral de Compostela, que se elevou e balanceou com incenso em ação de graças a Deus.

Como preparação à passagem pela Porta Santa e a Missa, com as quais as crianças receberam a Indulgência Plenária do Jubileu, os pequenos participaram de vários encontros que começaram às 11h no Seminário Menor de Belevís.

Ali participaram de cursos sobre as Obras de Misericórdia, que se dividiram nas corporais para as crianças que se preparam para a Primeira Comunhão, e espirituais, para os de pós-comunhão.

Entre as atividades, se apresentou uma obras de teatro organizada pelos alunos do Seminário Menor sobre a Obra de Misericórdia de vestir ao nu; participaram em jogos organizados pelos escoteiros e Cáritas Diocesana sobre visitar aos encarcerados e enfermos, assim como as obras de misericórdia corrigir ao equivocado, consolar ao triste e sofrer os demais efeitos; entre outros.

O Arcebispo de Santiago também esteve presente na acolhida que se realizou na explanada do Seminário. O prelado esteve acompanhado pelo Reitor do Seminário Menor, Padre Manuel Ferreiro Méndez; e o delegado de Pastoral da Infância e Juventude da diocese compostelana.

O Encontro Diocesano das Crianças, que este ano coincidiu com o Jubileu da Misericórdia, é um evento promovido nos últimos anos pela Delegação Diocesana da Infância e Juventude da Diocese. Acompanharam aos pequenos os pais de família, professores e catequistas. (GPE/EPC)

 
Comentários