Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Expostas em Roma relíquias dos apóstolos Felipe e Santiago
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – (Quinta-feira, 05/05/2016, Gaudium Press) – As relíquias dos apóstolos Felipe e Santiago Menor podem ser vistas em Roma, na Basílica dos Doze Apóstolos, até o dia 15 de maio, festa de Pentecostes.

Os restos destes apóstolos são ali conservados desde que foram trasladados a Roma no século VI, no pontificado do Papa Pelayo que, antes mesmo de ser Papa, desejava trazer estas relíquias da Terra Santa.

Simone Schiavone, arqueólogo que trabalha na Basílica, conta que “Quando Pelayo ainda era diácono, na corte de Justiniano e graças à grande amizade que tinha com o Imperador, desejava trazer estas relíquias a Roma para dedicar-lhes uma Basílica”.

Para esta exposição e veneração pública, as relíquias foram retiradas de sua cripta localizada sob o altar mor da Basílica dos XII Apóstolos.
Apesar da umidade do local elas se encontram ali desde 1879.

As relíquias compõem-se partes ‘ex ossibus’ como um omoplata, uma tíbia e dentes, além de partes da indumentária e dois grandes frascos de cristal que contêm as cinzas dos discípulos de Cristo.

Os Frades Franciscanos que são responsáveis pela Basílica decidiram aproveitar o momento do Jubileu da Misericórdia para expor as relíquias.

Eles espalharam convites entre as paróquias e oratórios consagrados aos dois apóstolos, na Itália e em todo o mundo, para que peregrinem até a Basílica.

Frei Agnello Stoia, frade na Basílica dos Santos XII Apóstolos, diz que existem “Diferentes grupos de peregrinos que querem vir a este evento, e nós estamos contentes por poder acolhê-los. Guardamos este patrimônio com zelo, porém, como franciscanos, guardamos as coisas, mas não as possuímos. Então, estamos felizes por compartilhá-las”.

As relíquias voltaram à luz desde o último dia 5 de abril quando começaram a ser examinadas por uma equipe de técnicos.

Depois da exposição destes dias, as relíquias serão recolhidas novamente para estudos durante alguns meses.

Os responsáveis pela Basílica esperam que a tecnologia atual permita conhecer novos dados sobre duas pessoas que viveram muito próximas de Nosso Senhor. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, Com informações Rome Reports)

 
Comentários