Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Vaticano, 6 de Maio: Juramento de novos Guardas Suíços
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06/05/2016, Gaudium Press) – A data de 06 de maio de 1527 foi trágica: durante o Saque de Roma, 147 Guardas Suíços morreram na defesa do Papa Clemente VII.

Mas, 6 de maio, há já bastante tempo, deixou de ser um dia em que se recorda esta página da história da Igreja com lamentos e prantos.

Relembrando os feitos heroicos de seus antecessores, a data passou a ser o dia em que novos recrutas, servindo no menor e mais prestigioso exército do mundo, prestam seu juramento de fidelidade, lealdade e defesa do Soberano Pontífice.

E nesta sexta-feira, 06 de maio de 2016, não foi diferente: 23 novos recrutas prestaram seu juramento na Guarda Suíça.

Os recrutas iniciaram o dia de hoje com uma Missa na Basílica São Pedro presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, que os exortou a ser testemunhos de Cristo:

“Sejam testemunhos de Cristo, também em sua pátria Suíça, em um mundo que deseja a luz e a vida, mas normalmente não tem a coragem de acolhê-la, em meio aos jovens como vós, que estão sedentos de sentido e de plenitude, para que possam lhes dizer que vale a pena entregar-se a grandes e lindos ideais, embora devam assumir com compromisso e entrega e que estejam acompanhadas de alguma fadiga”, exortou.

Pátio de São Damaso

Depois da Missa, já na parte da tarde, aconteceu no Pátio de São Damaso, no Vaticano, o juramento solene dos novos recrutas da Guarda Suíça.

Diante de Cardeais, Bispos, membros da cúria, representantes das delegações diplomáticas ante a Santa Sé, do exército suíço, familiares e amigos, os 23 novos recrutas fizeram seu juramento sobre a bandeira do Corpo, portando sua bela e tradicional indumentária.

Amanhã os novos recrutas deverão ser recebidos, junto com seus familiares, pelo Papa Francisco. (JSG)

 
Comentários