Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Relicário da Virgem das Lágrimas de Siracusa é exposto no Vaticano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-05-2016, Gaudium Press) Por ocasião da Vigília de Oração para “Enxugar as lágrimas”, que ocorreu na tarde da última quinta-feira, 05, na Basílica de São Pedro, o relicário da Virgem das Lágrimas de Siracusa foi exposto para a veneração dos fiéis.Relicário da Virgem das Lágrimas de Siracusa é exposto no Vaticano 1.jpg

As lágrimas ali contidas estão ligadas com um fenômeno prodigioso que ocorreu no dia 29 de agosto a 1º de setembro de 1953 em Siracusa, Sicília, Itália, quando uma imagem do Imaculado Coração de Maria começou a chorar de maneira milagrosa na casa de uma família de recém-casados, os esposos Angelo Iannuso e Antonina Giusto.

O fenômeno de lacrimação da venerada imagem, a quem se edificou um Santuário em Siracusa, foi submetido a diversas provas científicas e médicas que determinaram que se tratavam de lágrimas humanas. O 12 de dezembro desse ano, o prodígio foi declarado autêntico pelos Bispos da Sicília reunidos em Conferência Episcopal. O Papa Pio XII também reconheceu este fenômeno.

O relicário exposto no Vaticano contem parte destas lágrimas. Nele estão contidos uma tela bordada por Antonia que utilizava para cobrir a imagem e que aos poucos estava molhada pelas lágrimas da Virgem; assim como a metade de um pano empapado pelas lágrimas que doou a senhora Lisette Toscano Piccione, e o tubo com o qual o Comitê Científico extraiu o líquido da imagem -aproximadamente umas 30 gotas- em 1º de setembro, assim como umas bolas de algodão. As relíquias foram fechadas hermeticamente no dia 08 de maio de 1954, assinando-se em pergaminho a autenticidade que acredita o milagre. No relicário está inscrito: “Oh, Virgem das lágrimas rompe a dureza de nosso coração, lágrimas de penitente -29 de agosto de 1953”.Relicário da Virgem das Lágrimas de Siracusa é exposto no Vaticano 2.jpg

São João Paulo II em 1994, quando consagrou o Santuário da Virgem das lágrimas, expressou: “Maria, mestra de oração, que chegou a esta cidade o dom de suas lágrimas, convida a todos a buscar em Deus o fundamento sólido da existência humana. Deixemos que ela nos guia até Deus (…) A ela, Mãe da Igreja e Mãe nossa, encomendo as famílias, as crianças, os anciãos, aos que se encontram sem trabalho e aos enfermos, inserindo nosso encontro na grande oração pela Itália, que nos acompanha durante este ano. Desejo de coração que as lágrimas da Virgem sejam para Siracusa e para toda Sicília somente lágrimas de alegria. As lágrimas da Mãe, expressão de dor e de participação amorosa, se derramem como bálsamo sobre os corações feridos e os ânimos exacerbados, e suscitem sentimentos de contrição de amor fraterno e de perdão”.

O relicário, que chegou a Roma no dia 02 de maio, permanecerá na capital italiana até o próximo domingo, 08. Poderá ser venerado pelos fiéis no Santuário de San Salvatore in Lauro, onde haverá sucessivas celebrações eucarísticas, a oração do Santo Rosário e peregrinações. (GPE/EPC)

 
Comentários