Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Biblioteca Vaticana expõe bula original de convocação do Jubileu de 1300
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 09-05-2016, Gaudium Press) “‘Antiquorum habet’ são as duas primeiras palavras da Bula Papal com a qual o Papa Bonifácio VIII convocou o primeiro Jubileu da História, ainda no ano de 1300.
“Antiquorum habet” é também o nome da exposição realizada em Roma e que repassa a história dos Jubileus, coincidindo com o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.

São mais de 500 documentos que normalmente são guardados e custodiados na Biblioteca Apostólica Vaticana, no Museu Numismático da Zecca e no Instituto Poligráfico da Itália.

Ali percebe-se que, já desde os primeiros Jubileus, os peregrinos deviam visitar as Basílicas de São Pedro e de São Paulo e terem siso absolvidos de seus pecados pela confissão para lograr conseguir a Indulgência Plenária.
Bárbara Frale, do Arquivo Secreto do Vaticano, afirma que “Para o homem da Idade Média, conseguir o perdão dos pecados era fundamental, porque toda a vida era vista pela ótica da conquista da felicidade celeste, depois da morte.
Por isso as pessoas estavam dispostas a fazer viagens perigosas, percorrendo grandes distancias”.

Na atual exposição, a grande estrela da mostra é a da Bula original da convocação do primeiro Jubileu.
Porém, na Exposição “Antiquorum habet”, ainda podem ser vistos livros, selos, quadros, moedas, mapas de Roma da época da convocação e até documentários televisivos de como se viveu na Cidade Eterna o Ano Santo de 1950. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com Informações Rome Reports

 
Comentários