Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Há 140 anos nasceram os salesianos cooperadores
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quarta-feira, 11-05-2016, Gaudium Press) Os salesianos continuam em celebração. Neste dia 09 de maio comemoraram os 140 anos da fundação da Associação de Salesianos Cooperadores (ASC), o ramo laical fundado por São João Bosco para promover o método preventivo.Há 140 anos nasceram os salesianos cooperadores.jpg

“O 09 de maio de 1876, solenidade da Ascensão do Senhor, o projeto de Dom Bosco para formar um ramo laical de educadores comprometidos com a salvação das almas dos jovens mais necessitados recebeu a aprovação do Papa Pio IX. Este ano se celebra 140 anos da Associação de Salesianos Cooperadores, a ordem terceira da Família Salesiana, que tem mais de 30 mil membros e se estende a 1.400 centros locais em 11 regiões”, destacam em nota de imprensa a partir da Agência Info Salesiana (ANS).

Este ramo sonhado por Dom Bosco tardou um pouco para se tornar realidade, já que o santo italiano levou tempo para amadurecer a ideia de criar um movimento que estivesse constituído tanto pelos leigos como por clérigos que trabalhassem juntos “pela salvação dos jovens em perigo”.

A realidade chegou com a aprovação do Papa Pio IX que concedeu a chamada Sociedade ou unção de Cooperadores Salesianos as mesmas indulgências que foram concedidas à Terceira Ordem Franciscana Secular.

Desta maneira, desde o seu início e diferenciando-se diante de outras associações, a dos Cooperadores Salesianos está composta por leigos e sacerdotes diocesanos que sentem um chamado especial a colaborar com a obra educativa pensada por Dom Bosco.

Para o santo, o cooperador é mais um salesiano, com a diferença que está inserido no mundo. Os candidatos devem aceitar e viver um período de formação de acordo com as normas de cada inspetoria salesiana ou instituições afiliadas à Associação de Cooperadores Salesianos, e identificar-se em plenitude com o carisma de Dom Bosco, cuja preocupação principal é a educação e salvação dos jovens. Este período de formação tem uma duração de três a cinco anos que tem seu cume com a promessa do Salesiano Cooperador.

“A criatividade de Dom Bosco marcou o estilo dos Salesianos Cooperadores desde o princípio. Estes foram mestres, treinadores esportivos, artistas de teatro e música, catequistas e mães de família, e no transcorrer destes 140 anos, os Salesianos Cooperadores seguiram fielmente o projeto de Dom Bosco e atualizaram a herança”, sublinham a partir da ANS.

Na história destes 140 anos vários são os salesianos cooperadores que são modelo de santidade, entre eles a mãe de São João Bosco, Mamá Margarita, os beatos Alejandrina da Costa, Giuseppe Toniolo, São José Marello, que é fundador dos Oblatos de São José; e os veneráveis Attilio Giordani e Edvige Carboni.

Três são as vertentes da Família Salesiana: a Sociedade de São Francisco de Sales, que é a congregação religiosa; o Instituto de Filhas Maria Auxiliadora, que é o ramo religioso feminino; e a Associação de Cooperadores, a primeira a ser criada. (GPE/EPC)

 
Comentários