Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Prefeitura de Guaratinguetá autoriza ampliação do Santuário de São Frei Galvão
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Guaratinguetá – São Paulo (Quarta-feira, 11-05-2016, Gaudium Press) No último mês de outubro, a Prefeitura da cidade paulista de Guaratinguetá havia feito a doação de um terreno para a ampliação do Santuário dedicado a Santo Antônio Sant’Anna Galvão, mais conhecido como São Frei Galvão, canonizado em 2007 pelo Papa Bento XVI.

view (4).jpg

Naquela ocasião, os católicos residentes do município festejaram o fato com uma Santa Missa em louvor ao primeiro Santo brasileiro, presidida pelo então bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, Dom Darci José Nicioli – hoje bispo de Diamantina, em Minas Gerais.

Agora, em comemoração ao nono ano de canonização do Santo, comemorado em 11 de maio, o Prefeito de Guaratinguetá, Francisco Carlos Moreira dos Santos, assinará a escritura de um terreno para a ampliação do Santuário Frei Galvão.

A assinatura acontecerá no Santuário, no dia 13 de maio, durante a Novena de Pentecostes com a presença de várias autoridades civis e eclesiásticas, além do Reitor do templo, Padre Roberto Lourenço da Silva, e do Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, que inclusive, constituiu canonicamente o espaço.

Com 96 mil metros quadrados, a área foi doada pela Prefeitura de Guaratinguetá depois de concedida a aprovação da Câmara Municipal. Atualmente, o Santuário está hoje construído em uma área de 11 mil metros quadrados. Agora, com a doação de mais este terreno, terá uma área total de 107 mil metros quadrados.

Na época, Dom Damasceno afirmou que com a criação do Santuário, este seria o primeiro passo para separar a Igreja de São Frei Galvão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. “Como santuário podemos dar uma estrutura melhor para os devotos que visitam a igreja. E também será mais fácil fazer um planejamento mais global para o santuário”, explicou, em dezembro de 2010.

Além disso, o purpurado tinha assinado um decreto que regulamenta a confecção e distribuição das pílulas do Santo, sendo que elas poderiam ser confeccionadas nos seguintes lugares da Arquidiocese de Aparecida: no Mosteiro da Imaculada Conceição, Igreja Catedral de Santo Antônio, Fraternidade Franciscana de Nossa Senhora das Graças, Mosteiro Mater Christi (Irmãs Clarissas) e no Santuário de Frei Galvão.

Nove anos de canonização do primeiro Santo brasileiro

A Igreja Católica celebra neste 11 de maio os nove anos de canonização de São Frei Galvão, o primeiro Santo brasileiro.

Nascido na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo, o religioso foi um grande missionário, ficando conhecido especialmente pela sua santidade, bem como piedade e por suas virtudes humanas e cristãs.

Considerado como um grande amigo dos pobres, dos mais necessitados e abandonados e dos enfermos, São Frei Galvão fazia questão de atendê-los, mostrando sua preocupação para com a situação que passavam.

Em 8 de abril de 1997, foi beatificado pelo Papa São João Paulo II. Após esse reconhecimento, houve o início do processo para a sua canonização.

Em 2007, quando o Papa Emérito Bento XVI esteve em terras brasileiras, o frade pertencente à Ordem Terceira de São Francisco, que ganhou respeito e admiração dos fiéis por conta de seus poderes de cura e milagres reconhecidos junto à Santa Sé, pode ser então santificado, no dia 11 de maio daquele ano, em cerimônia realizada no Campo de Marte, em São Paulo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Santuário de São Frei Galvão

 
Comentários