Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Roma comemora Jubileu Nacional do Peregrino
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Quinta-feira, 12-05-2016, Gaudium Press) “Maria, testemunho da Misericórdia de Deus” será o tema do Jubileu Nacional do Peregrino que se realizará em Roma na próxima sexta-feira, 13 de maio. O evento, marcado dentro das atividades que ocorrem por ocasião do tempo jubilar convocado pelo Papa Francisco, é também a XII Jornada Nacional do Peregrino que organiza a cada ano a Obra Romana das Peregrinações (ORP) no marco da solenidade de Nossa Senhora de Fátima.

Roma comemora Jubileu Nacional do Peregrino.jpg

O tema da jornada está inspirado na Bula ‘Misericordiae Vultus’, com a qual o Pontífice convocou o Ano Santo da Misericórdia. Nela o Santo Padre diz: “O pensamento se dirige agora à Mãe de Misericórdia. A doçura de seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo, para que todos possamos redescobrir a alegria da ternura de Deus. Ninguém como Maria conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Tudo em sua vida foi plasmado pela presença da misericórdia feita carne. A Mãe do Crucificado Ressuscitado entrou no Santuário da misericórdia divina porque participou no mistério de seu amor”.

Está previsto que a jornada comece às 14h30 na Basílica romana da Santa Cruz em Jerusalém com a saudação de boas vindas que oferecerá Dom Liberio Andreatta, diretor da ORP. Posteriormente, iniciará a peregrinação até a Basílica de São João de Latrão. Esta procissão até o templo lateranense irá acompanhada com a oração do Santo Rosário e também das relíquias dos beatos Francisco e Jacinta, os videntes de Fátima.

Se prevê que às 16h os peregrinos participantes da jornada passem pela Porta Santa de São João de Latrão onde participarão do Rosário e do Sacramento da Reconciliação. Às 17h será uma solene concelebração Eucarística.

Vale a pena recordar que um dos sinais do Jubileu da Misericórdia é a peregrinação. O próprio Papa na Bula convocatória deste tempo de graça, o recorda: “A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, porque é imagem do caminho que cada pessoa realiza em sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é ‘viator’, um peregrino que percorre seu caminho até alcançar a meta anelada. Também para chegar à Porta Santa em Roma e em qualquer outro lugar, cada um deverá realizar, de acordo com as próprias forças, uma peregrinação. Este será um sinal do fato que também a misericórdia é uma meta por alcançar e que requer compromisso e sacrifício. A peregrinação, então, seja estímulo para a conversão: atravessando a Porta Santa nos deixaremos abraçar pela misericórdia de Deus e nos comprometeremos a ser misericordiosos com os demais como o Pai o é conosco”.

A ORP, conhecida como a “agência de viagens do Vaticano”, é uma iniciativa do Vicariato da Diocese de Roma que promove o encontro com Deus através das peregrinações.

“A peregrinação, em sua essência mais profunda, é uma metáfora de nossa experiência concentrada em poucos dias, uma viagem no coração do homem que busca o rosto de Deus que se revela na pessoa de Jesus Cristo e por meio da ação de sua Igreja”, diz a Obra Romana em sua página web.

A instituição leva já oito décadas suscitando itinerários e caminhos de Fé, e acompanhando aos peregrinos nesta peregrinação. A Obra nasceu pouco tempo depois de um documento que emitiu o Papa Pio XII, através da Sagrada Congregação do Concílio, para regulamentar a pastoral dos peregrinos. E seu nascimento se deu de maneira natural na Diocese de Roma, já que a cidade é epicentro de peregrinações. (GPE/EPC)

 
Comentários