Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Salvador organiza festejos pela Solenidade de Corpus Christi
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 16-05-2016, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, o Corpus Christi, no próximo dia 26 de maio. Nesta ocasião, a Arquidiocese de Salvador e as comunidades que compõem o mapa arquidiocesano promovem atividades pelo dia.

view (1).jpg

Além das programações próprias de cada paróquia, os fiéis participarão de uma Missa campal em frente à igreja São Pedro dos Clérigos, Terreiro de Jesus, a partir das 8h30, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Em seguida, os fiéis participam de uma procissão, na qual Dom Murilo carregará o ostensório com o Santíssimo Sacramento.

“Temos, pois, um compromisso: amar de maneira especial Jesus Eucarístico; adorá-lo; visitá-lo em nossas igrejas; contemplá-lo em momentos de adoração eucarística. Jesus tem direito de esperar de nós, de nossas comunidades e de nossas paróquias, uma adoração especial. Por isso, com os discípulos de Emaús, nós lhe dizemos: ‘Fica conosco, Senhor. Nossa casa, nossas paróquias, nossa cidade – cidade que leva teu nome – e nossa Arquidiocese são tuas. Fica conosco e alimenta-nos com o pão que é teu corpo, com a bebida que é teu próprio sangue! Amém!'”, disse Dom Murilo.

Apesar de que, nesse dia, cada paróquia tenha uma programação própria para celebrar Corpus Christi, todas elas, assim como os grupos, movimentos, pastorais, irmandades e associações são convidadas a comparecer na celebração no centro da cidade, levando suas faixas e estandartes.

Vale ressaltar que a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia no Brasil ocorreu justamente na capital baiana Salvador, em 1549.

Conforme o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Porém, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, dia em que foi instituída. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

 
Comentários